Francisco J. Marques detido e ouvido em tribunal após queixa de violência doméstica

Director de comunicação dos “dragões” foi libertado ainda na terça-feira. Medidas de coacção não impedem exercício de funções profissionais. Francisco J. Marques diz que queixa não aborda agressões físicas.

Foto
Francisco J. Marques, director de comunicação do FC Porto Ines Fernandes

O director de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, foi detido esta terça-feira e ouvido em tribunal após uma queixa por violência doméstica.

A notícia foi avançada esta madrugada pelo Correio da Manhã, mas, de acordo com as informações apuradas pelo PÚBLICO, o responsável dos “dragões” foi ouvido em tribunal ainda esta terça-feira, libertado e as diligências dadas por concluídas.

Das medidas de coacção aplicadas ao director de comunicação portista não resultam impedimentos à movimentação e exercício das funções profissionais no clube. As únicas restrições dizem respeito à esfera pessoal, com a proibição de contactos a limitar-se à ex-companheira de Francisco J. Marques, a autora da queixa.

O director de comunicação do FC Porto reagiu às notícias sobre o incidente. Desmentindo a notícia avançada pelo Correio da Manhã, Francisco J. Marques confirma a queixa em que lhe são imputados dois crimes, negando a existência de agressões físicas.

“Irei naturalmente defender-me, o que começa em interpor recurso desta primeira decisão, defender-me na instrução e posterior julgamento, se esse for o caminho deste processo. E ter paciência, porque o tempo joga a favor da verdade”, escreveu o responsável portista no Twitter.

Francisco J. Marques é uma das figuras mais conhecidas da estrutura “azul e branca”, sendo responsável pela divulgação da correspondência electrónica do rival Benfica em programas do Porto Canal, em 2017. No processo cível movido pelo Benfica, no qual os “encarnados” pediam uma indemnização de 17,7 milhões de euros, o director de comunicação (em conjunto com os restantes arguidos, grupo em que está incluída a SAD do FC Porto) foi condenado a pagar uma indemnização de dois milhões de euros ao clube da Luz. Esta decisão está agora na fase de recurso.

No passado mês de Janeiro, o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aplicou um castigo de 150 dias de suspensão e uma multa de 30.600 euros a Francisco J. Marques, após críticas feitas pelo responsável portista ao árbitro Hugo Miguel.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários