A última aula de Nuno Crato: “O conhecimento e o rigor estão sob ataque das orientações pedagógicas anticientíficas”

Na última lição do matemático e também ex-ministro da Educação e da Ciência, a reflexão sobre as políticas educativas não foi esquecida. Para Nuno Crato, as “ditas competências do século XXI” devem ser previamente sustentadas pelo saber, caso contrário está-se a desenvolver um “fala-barato”.

Foto
Ao completar os 70 anos de idade, Nuno Crato deu a última aula antes da jubilação Rui Gaudêncio

Em educação não há “nada pior do que esquecer o essencial”. O que é, então, o essencial? O conhecimento e o rigor, defendeu o ex-ministro da Educação e da Ciência esta sexta-feira naquela que foi a última aula enquanto professor de Matemática e Econometria, mas nem por isso se dedicou apenas a apresentar números, gráficos ou regressões: o ensino foi um tema que mereceu um grande parêntesis durante a sessão que contou com casa cheia para o receber.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários