Quando a fotografia portuguesa fazia estrelas

Pelo seu estúdio passaram, sobretudo nos anos 20 e 30 do século passado, as principais figuras do teatro, da dança e do cinema nacionais. Silva Nogueira fotografou-as com tempo e com uma liberdade fora do comum. Resultado? Retratos modernos que deixaram marca.

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Pormenor de retrato de Beatriz Costa em 1934 Cortesia: Museu Nacional do Teatro e da Dança
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Beatriz Costa, aqui numa fotografia de 1934, está entre as actrizes que muito beneficiaram do trabalho com Silva Nogueira Cortesia: Museu Nacional do Teatro e da Dança
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Brunilde Júdice (1934) era uma das principais figuras do teatro erudito português Cortesia: Museu Nacional do Teatro e da Dança
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Luísa Satanela foi, muito provavelmente, a actriz que Silva Nogueira mais fotografou: esta fotografia faz parte de uma série de 1930 Cortesia: Museu Nacional do Teatro e da Dança
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Maria Sampaio, ao contrário de Luísa Satanela, tinha uma beleza convencional, que agradava também às revistas de moda (aqui numa fotografia de 1933) Cortesia: Museu Nacional do Teatro e da Dança

É uma fotografia que vem do tempo das enchentes do teatro de revista e dos primeiros filmes portugueses. Um tempo em que pelos palcos de Lisboa passavam muitos actores e bailarinos estrangeiros, em que a modernidade também chegava sob a forma de magazines ilustrados, espalhando-se pelos teatros e pelos estúdios de fotografia. Um deles, o de Joaquim da Silva Nogueira (1892-1959), era aquilo a que hoje se chamaria uma incubadora de estrelas.

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