“Sou idoso, não idiota”, a petição de San Juan que vergou a banca espanhola

As mais de 600 mil assinaturas a favor de um tratamento mais humano dos clientes vulneráveis, como os idosos, obrigaram as instituições bancárias em Espanha a apresentar um conjunto de medidas. Associação alerta: é necessário vigiar o seu cumprimento.

Foto
Carlos San Juan à saída do Ministério da Economia espanhol, onde registou a sua petição com mais de 600 mil assinaturas. Reuters/BORJA SUAREZ

É uma história com um final impressionante, embora ainda seja cedo para avaliar os resultados efectivamente alcançados. Carlos San Juan, um reformado “com quase 80 anos”, segundo a apresentação feita pelo próprio, conseguiu obrigar as entidades bancárias espanholas a reconhecerem que estão a ir depressa demais na digitalização dos serviços e a deixar para trás uma parte dos clientes, os mais velhos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários