Ursos-negros órfãos são adoptados por ursas na Virgínia

Na Virgínia, os ursos-negros foram caçados quase até à extinção no início do século XX. Katie Martin e um grupo de investigação iniciaram um programa para aprender mais sobre os ursos e os seus hábitos, ao mesmo tempo que consideravam se as ursas seriam boas candidatas a mães adoptivas.

Foto
Uma ursa guarda uma das suas crias numa floresta da Virgínia Bill Lea/Virginia Department of Wildlife Resources

Experimenta caminhar para a toca de uma mãe ursa com cerca de 200 quilos enquanto ela te está a observar, rastejando para deixares uma cria órfã ao seu lado. Depois, afasta-te lentamente e espera que a acolha como uma das suas crias. É isto que uma equipa de biólogos do Departamento de Recursos da Vida Selvagem da Virgínia (DWR, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, está a fazer como parte de um projecto, perto de Farmville, enquanto tentam alcançar dois objectivos: atribuir crias órfãs a mães ursas adoptivas e aprender mais sobre os hábitos e estilo de vida da espécie.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar