Alqueva, o retrato de um país em transição

Alqueva foi de alguma forma um símbolo de um país numa encruzilhada entre o passado e o futuro, entre a confiança e o cepticismo. Assim continua a ser.

Nos anos que anteciparam o final do século XX, Alqueva chegou a ser tudo e o seu contrário. Uma esperança e uma quimera, um sonho e uma impossibilidade, uma promessa segura e um risco desnecessário, uma obra crucial ou uma megalomania. Dizia-se que a água iria fazer renascer o Alentejo e abrir-lhe as portas de um futuro radioso, como se garantia que a sua albufeira estava condenada a jamais se encher e a sua água jamais irrigaria coisa alguma. Alqueva foi de alguma forma um símbolo de um país numa encruzilhada entre o passado e o futuro, entre a confiança e o cepticismo, entre o voluntarismo e a suspeição. Assim continua a ser.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários