Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Mais do que um festival de caminhadas, o rebaptizado Caminheiros - Experiências na Fronteira quer dar a conhecer os produtos da zona entre Alcoutim e a vizinha espanhola Sanlúcar de Guadiana.
APA avalia solução que pode custar 61,5 milhões de euros para o envio de água do rio Guadiana através de uma conduta até à albufeira da barragem de Odeleite, no Algarve, um percurso de 36 quilómetros.
Entre Janeiro e 20 de Julho, a APA não publicou o volume de água que entrou em Portugal durante 41 dias e os caudais lançados no troço internacional do rio não foram divulgados durante 72 dias.
As albufeiras públicas estão abastecidas, mas a instabilidade meteorológica não permitiu a reposição dos níveis freáticos nem das águas de superfície no Sul do país e Nordeste transmontano.
O projecto de Valdegrama dedicado à extracção de metais não-ferrosos está localizado na nascente dos únicos cursos de água que até agora escaparam à mineração.
Agricultores espanhóis “exigem” que o Governo altere o Acordo de Albufeira com Portugal para permitir uma utilização “mais flexível” da água do Guadiana. E o Verão ainda não chegou.
Uma seca que já se prolonga por mais de três anos e temperaturas demasiado elevadas estão a asfixiar a Andaluzia, as suas culturas e produção de animais.
É uma surpresa para os cientistas. Um cinzel de ferro com grande qualidade, e já descoberto há 20 anos no Alentejo, mostra que já havia ferro na Península Ibérica bem antes da presença dos romanos.
A monitorização da água bruta destaca a presença de coliformes totais e estreptococos fecais, metais pesados, pesticidas e herbicidas (sobretudo glifosato), acima dos valores máximos admissíveis.
Para permitir notificações, siga as instruções: