Isabel espera por um transplante e pela mãe há quatro anos. MNE garante que trata do visto esta segunda-feira

Jovem de 29 anos é natural da Guiné-Bissau e vive no Barreiro. Mãe tenta há quatro anos obter visto, sem sucesso. Ministério diz ao PÚBLICO que vai chamar familiar para tratar de visto esta segunda-feira. Campanha de solidariedade angariou dinheiro para voos, mobília e outras necessidades de Isabel Bapalpeme.

Foto
Isabel Bapalpeme chegou a Portugal a pesar 27 quilos, depois de ter contraído turbeculose em adolescente RUI GAUDÊNCIO/Arquivo

Isabel Bapalpeme chegou a Portugal em 2014, com 21 anos. Com 1,73 metros de altura e apenas 27 quilos, foi internada no Hospital Pulido Valente, em Lisboa. Acabou por ter alta, e há quatro anos começou a ser acompanhada pela equipa de transplantação do Hospital de Santa Marta. Nos últimos meses a situação clínica deteriorou-se e Isabel, agora com 29 anos, aguarda o apoio da mãe, passando os dias sozinha e fechada em casa. A falta de ar sobrepõe-se à vontade inexorável de permanecer activa, impedindo-a de ir à missa ou ir à biblioteca. Apesar de várias tentativas, a mãe, Sábado Bapalpeme, residente na Guiné-Bissau, ainda não conseguiu visto para viajar para Portugal e apoiar a filha.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 17 comentários