Nos cem anos de Nuno Teotónio Pereira, a família lança site dedicado ao “arquitecto e activista”

Arquivo lançado este domingo revela memórias inéditas deste nome central da arquitectura e da oposição ao regime salazarista.

Foto
Nuno Teotónio Pereira com o artista plástico Ernesto de Sousa em 1978 Irene Buarque

Os três filhos de Nuno Teotónio Pereira (1922-2016), Luísa, Miguel e Helena, e mais dois netos, Alice e Tiago, vão lançar este domingo um site dedicado ao “arquitecto e activista” que lutou “pela liberdade, democracia e justiça social”. O dia escolhido para disponibilizar na rede o endereço nunoteotoniopereira.pt serve para comemorar a data em que há 100 anos nasceu este nome central da arquitectura do século XX português. Ali se depositam agora memórias inéditas do próprio arquitecto, uma extensa biografia organizada em redor de temas públicos e privados, vários testemunhos de personalidades que o conheceram ou de amigos, mas também informação sobre a documentação guardada nas oito instituições a que Nuno Teotónio Pereira escolheu doar o seu espólio.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários