Novo Código da Actividade Bancária adiado para a próxima legislatura

A lei proposta pelo BdP reforça os poderes do regulador e aperta várias regras a que a banca está sujeita. A sua aprovação ficou pelo caminho nesta legislatura e caberá agora ao próximo Governo.

Foto
Rui Gaudencio

Nove meses depois de ter sido enviado para o Ministério das Finanças, o novo Código da Actividade Bancária, proposto pelo Banco de Portugal (BdP) para actualizar as normas vigentes no sector, continua sem ver a luz do dia. E, com a iminência da formação de um novo Governo, só mesmo na próxima legislatura é que os bancos passarão a estar sujeitos às novas regras, nas quais se inclui, entre outras, a atribuição de poderes ao regulador para destituir um administrador de um banco. Isto, partindo do princípio que a nova composição da Assembleia da República aprovará o documento.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários