Fugas: 22 fotogalerias para espairecer e alargar os horizontes em 2022

Poucos terão saudades de 2021, muitos terão esperança a rodos para 2022. Aqui, espairecemos, sem esquecer a realidade. Porque na Fugas, a fotografia é rainha e os olhos também viajam. Quem sabe, talvez uma fotografia também possa valer por mil viagens...

Fotogaleria

Um abraço português, o vencedor prémio do público no Travel Photographer of the Year

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Um abraço português, o vencedor prémio do público no Travel Photographer of the Year

“É neste ambiente que eu encontro a luz que quero, que tenho as pessoas que eu sinto como família.” Foi essa proximidade que fotografa na vida rural que terá conquistado o público do Travel Photographer of the Year, um dos maiores concursos de fotografia do mundo. Para Jorge Bacelar foi o prémio Public’s Choice, além de um segundo lugar para o seu portefólio na secção People of the World. Mas os restantes escolhidos também merecem aplauso: trazem-nos mundos.

João Rodrigues (e uma desova de salamandras) é um dos vencedores Wildlife Photographer of the Year

Onde as salamandras desovam. Foi é o título da fotografia que deu a vitória a João Rodrigues na categoria Comportamento: Répteis e Anfíbios do concurso Wildlife Photographer of the Year e que mostra duas salamandras-de-costelas-salientes junto a um lago. “É um sonho tornado realidade”, disse o português na cerimónia de entrega de prémios, destacando o mais importante do seu trabalho enquanto fotógrafo. “Permite-me mostrar ao mundo a magia de um dos mais raros e frágeis ecossistemas de Portugal. Esta fotografia representa mais do que uma floresta e a fauna. De uma maneira representa a beleza de todos os ecossistemas que se podem perder para sempre devido à acção humana”, juntou. “Nunca foi tão urgente lutar contra a poluição e a destruição de lugares naturais”. Espreite todos os vencedores abaixo.

Fotogaleria

“Nunca foi tão urgente lutar contra a poluição e a destruição de lugares naturais”, sublinhou o fotógrafo português​ durante a cerimónia de entrega de prémios deste concurso de fotografia da vida selvagem.

Wildlife Photographer of the Year: o lince-ibérico que nos espreita e outras imagens extraordinárias da vida selvagem

Mas antes dos vencedores, o concurso do Museu de História Natural britânico, o “maior concurso do mundo de fotografia da vida selvagem”, apresenta sempre algumas das melhores fotos em competição em cada ano: estas 16 também merecem visita e aplauso.

Fotogaleria

Organizado pelo Museu de História Natural britânico, o "maior concurso do mundo de fotografia da vida selvagem" apresenta algumas das melhores fotos em competição este ano: são 16 de entre as mais de 50 mil imagens candidatas aos prémios.

Fugas

Luxo, câmaras, acção: Dubai abre a Expo 2020 com uma festa de mil e uma estrelas

É a primeira feira mundial a realizar-se no Médio Oriente e o primeiro evento global aberto a todos (pelo menos a todos os vacinados ou com teste negativo à covid-19) : a pandemia atrasou o certame um ano, mas em Outubro de 2021, por fim, abriu a Expo 2020 Dubai. A inauguração foi com uma cerimónia luxuosa de fogo-de-artifício, música e mensagens sobre o poder da colaboração global para um futuro mais sustentável.

Fotogaleria

É o primeiro grande evento global aberto aos visitantes desde a declaração da pandemia. De 1 de Outubro a 30 de Março, o Dubai espera 25 milhões de entradas na Expo mundial, que começa um ano depois do previsto. A cerimónia de abertura foi um luxo de várias formas.

Reuters

Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano: este ballet de medusas levou seis anos a conseguir e é um alerta ecológico

A Sociedade Alemã para Fotógrafos de Natureza divulgou as fotografias vencedoras do concurso European Wildlife Photographer of the Year. E é sempre certo que são extraordinárias. O espanhol Angel Fitor foi o grande vencedor de 2021: esperou seis anos para conseguir fazer a fotografia de uma medusa no Mar Menor, uma lagoa de água salgada perto de Cartagena — parecem onze, mas são apenas duas – multiplicadas graças a uma série de flashes disparados em sequência. A paciência foi recompensada com a vitória no prémio principal para o Fotógrafo Europeu de Vida Selvagem do Ano 2021 entre mais de mil fotógrafos de 36 países.

Fotogaleria

A Sociedade Alemã para Fotógrafos de Natureza divulgou as fotografias vencedoras do concurso European Wildlife Photographer of the Year. O espanhol Angel Fitor é o grande vencedor da edição 2021. Veja aqui as extraordinárias imagens em destaque.

 

O poleiro do guarda-rios, o bafo gelado e as melhores fotografias de aves silvestres

O fotógrafo Ricardo Lourenço recebeu uma menção honrosa no concurso de fotografia de natureza As Aves Silvestres. A fotografia vencedora foi da autoria de Remo Savisaar, da Estónia. Uma fotogaleria que nos dá asas.

Estas são provavelmente as melhores fotografias de aves do mundo

Um patinho amarelo e uma mosca num lago em Praga, um pinguim a surfar nas Ilhas Malvinas, a dança hipnotizante do grou-da-coroa-vermelha ou a história da águia e da raposa. Um dos concursos de fotografia de aves de maior prestígio do mundo mostrou os finalistas do Bird Photographer Of The Year. Fotógrafos de 73 países enviaram as suas melhores imagens. E dão muito que voar:

Fotogaleria

O concurso Bird Photographer Of The Year recebeu mais de 22 mil fotografias provenientes de 73 países e já divulgou as finalistas da edição de 2021.

 

Estas são as melhores fotografias de paisagens de 2021 — sem truques nem efeitos especiais

Já foram tiradas milhares e milhares de fotografias a Fellsfjara, a praia de areia preta em frente à famosa lagoa glacial no sudeste da Islândia, mas nenhuma como a de Steve Alterman que revela a ponta de um icebergue dos muitos que ficam presos na praia e não chegam ao mar enquanto derretem. “De vez em quando, pequenas ondas batiam sobre ele e desapareciam na areia preta. Percebi que o sol da manhã brilhava nas pequenas pedras da praia e que a ponta do icebergue, juntamente com a pequena pedra cor de laranja, criava um efeito deslumbrante”, explica o fotógrafo aos elementos do júri do recém-criado concurso Natural Landscape Photography Awards, que procura premiar fotografias de paisagens o mais autênticas e realistas possível — por isso mesmo, a organização pede os ficheiros RAW das fotografias a concurso. E são incríveis:

Fotogaleria

Foram revelados os vencedores da primeira edição dos Natural Landscape Photography Awards, um concurso de fotografia de paisagem que privilegia os registos autênticos e realistas.

 

Fugas

Uma Viagem Maior por Portugal: 20 fotografias que duram toda uma vida

“Havia, desde o início, a fixação dos pontos de partida e de chegada.” Duarte Belo desenhou uma viagem que resume mais de trinta anos de mapeamento fotográfico da paisagem e da arquitectura portuguesas — fez uma viagem no tempo, utilizando fotografias a preto e branco, feitas em película entre as décadas de 80 e 90.

Fotogaleria

A Fugas revela uma fotografia por cada dia desta Viagem Maior, livro, exposição e diálogo de Duarte Belo e João Abreu entre espaço e tempo. Este é o retrato possível de um país "cujos contornos se desvanecem num interminável labirinto".

Duarte Belo e João Abreu

O Algarve Interior em 30 fotografias para “reavivar memórias"

Depois de “tanta foto, tanta foto” e de dezenas de pequenos filmes, Eduardo Pinto e Laura Carlos escolheram nove histórias e trinta fotografias que dão corpo a mais uma etapa do projecto Documentar Algarve Interior — em exposição no Palácio Gama Lobo, em Loulé —, uma perspectiva “antropológica e documental” que nos transporta para as artes e os ofícios — “hoje quase em extinção” — da região algarvia e para os seus protagonistas. “Influenciou-me muito a minha avó, modelo de eleição, cheia de histórias”, conta à Fugas o fotógrafo Eduardo Pinto, sempre com “uma grande vontade de fotografar pessoas”.

Fotogaleria

A exposição Documentar Algarve Interior — nove histórias, trinta fotos, projecto de Eduardo Pinto e Laura Carlos, pode ser vista em Loulé até meados de Julho.

A avó-estrela do lago Baical: aos 79 anos, Baba Liuba vive e desliza no gelo “com o coração”

Vive sozinha, com os seus animais no “prístino, poderoso” lago da Sibéria. E parece à prova do tempo, tal como os seus patins: foram feitos pelo pai em 1943. Um campeão olímpico já lhe ofereceu uns patins high tech, mas ela, já uma estrela internacional, gosta mais dos dela. Por essa e por outras, é já um símbolo do Baical.

Isabel Nolasco revela o paraíso que é o seu Timor-Leste, uma “beleza única, crua e inebriante"

O trabalho de uma jurista-fotógrafa que não se considera “fotógrafa de postais”. É “a alma de um país e de um povo gravada em momentos para sempre guardados na minha câmara e no meu coração”. Timor-Leste – Do Paraíso, Husi Paraízu, com prefácio de Ramos-Horta, será apresentado a 4 de Julho no Museu do Oriente.​

Fotogaleria

O trabalho de uma jurista-fotógrafa que não se considera "fotógrafa de postais". É "a alma de um país e de um povo gravada em momentos para sempre guardados na minha câmara e no meu coração". Timor-Leste – Do Paraíso, Husi Paraízu, com prefácio de Ramos-Horta, será apresentado a 4 de Julho no Museu do Oriente.

Luís Octávio Costa

O planeta de Annie Griffiths e o seu maior investimento, as mulheres

Uma das primeiras mulheres fotógrafas da National Geographic esteve no Exodus Aveiro Fest, onde falou da vida selvagem e dos “tesouros” que merecem ser protegidos.​

Fotogaleria

Uma das primeiras mulheres fotógrafas da National Geographic esteve no Exodus Aveiro Fest, onde falou da vida selvagem e dos "tesouros" que merecem ser protegidos.

 

O que Águeda, Londres e Paris têm em comum? Um Natal de chapéus-de-chuva iluminados

A empresa portuguesa Impactplan começou por proteger e decorar os céus de Águeda mas foi avançando por Portugal e pelo mundo. Este ano anda também pelos ares de Wimbledon e Bercy e noutras cidades portuguesas também tem impacto luminoso.

Fotogaleria

A empresa portuguesa Impactplan começou por proteger e decorar os céus de Águeda mas foi avançando por Portugal e pelo mundo. Este ano anda também pelos ares de Wimbledon e Bercy e noutras cidades portuguesas também tem impacto luminoso.

Uma floresta subaquática de esculturas para reanimar a natureza

Foram afundadas a duzentos metros de uma praia de Pernera, no Chipre, mais de 93 peças entre árvores, humanos e seres híbridos. Jason de Caires Taylor é um dos muitos artistas que dá voz ao mundo natural.

Fotogaleria

Foram afundadas a duzentos metros de uma praia de Pernera, no Chipre, mais de 93 peças entre árvores, humanos e seres híbridos. Jason de Caires Taylor é um dos muitos artistas que dá voz ao mundo natural.

Não será a melhor gastronomia do mundo, mas são as melhores fotografias de culinária

Concurso de fotografia juntou mais de 600 mil fotografias provenientes de 170 países. A Fugas mostra algumas das melhores da categoria Culinária​.

Fotogaleria

Concurso de fotografia juntou mais de 600 mil fotografias provenientes de 170 países. A Fugas mostra algumas das melhores da categoria Culinária​.

Num ano de “fome de proporções bíblicas” estas são as fotografias de comida do ano

Mas há mais fotografia dedicada à comida e sob outras perspectivas. No ano em que foi criado um prémio especial para fotógrafas (em homenagem à finlandesa Claire Aho), o Pink Lady Food Photographer of the Year entregou um prémio especial a Rein Skullerud pelo trabalho realizado para o World Food Programme.

Fotogaleria

No ano em que foi criado um prémio especial para fotógrafas (em homenagem à finlandesa Claire Aho), o Pink Lady Food Photographer of the Year entregou um prémio especial a Rein Skullerud pelo trabalho realizado para o World Food Programme.

2021, odisseia nas auroras boreais

No início de Março, o fotógrafo Alexander Kuznetsov deixou-se ficar pela Lapónia finlandesa, esperou e captou imagens de uma beleza rara, tal como já tinha feito em finais de Janeiro. O fotógrafo é um experiente “caçador” de auroras boreais e tem seguido as luzes do norte ao longo dos últimos anos.

Fotogaleria

No início de Março, o fotógrafo Alexander Kuznetsov deixou-se ficar pela Lapónia finlandesa, esperou e captou imagens de uma beleza rara, tal como já tinha feito em finais de Janeiro. O fotógrafo é um experiente "caçador" de auroras boreais e tem seguido as luzes do norte ao longo dos últimos anos, não sendo a primeira vez que nos dá uma selecção impressionante de registos.

Alexander Kuznetsov

Para fotografar auroras boreais, Nuno Cruz só tem de ir à janela: “É de arrepiar. Ficas hipnotizado”

Mas em termos de “caçadores” das auroras boreais, poucos baterão Nuno Cruz: este português vive com a família entre a costa norueguesa e o pólo Norte. Desde casa, em Longyearbyen, não vê nada a não ser uma montanha e as auroras boreais que “dançam” à espera de serem fotografadas. “É o maior espectáculo da natureza. Ponto”.

As Cataratas do Niágara voltaram a congelar (e o fenómeno é cada vez mais frequente)

Mas em termos de gelo, poucas fotogalerias impressionaram mais do que esta. Que se saiba há registo de apenas um congelamento total das famosas Cataratas do Niágara. A fotojornalista da Reuters Lindsay DeDario registou um congelamento parcial desta atracção turística.

Fotogaleria

Que se saiba há registo de apenas um congelamento total das famosas Cataratas do Niágara. A fotojornalista da Reuters Lindsay DeDario registou um congelamento parcial desta atracção turística.

Fomos nadar com as jamantas dos Açores: há vida etérea nas águas de Santa Maria

E para lembrar-nos da delicadeza, e da fragiidade do mundo subaquático, os bailados de nadadores e jamantas nos mares açorianos. Muitos são os que atravessam o planeta para nadarem com as jamantas da Baixa do Ambrósio, na ilha de Santa Maria. Conhecidas por se agregarem em grande quantidade nos Açores, já se tornaram estrelas maiores da ilha do Sol. Aqui, pode testemunhar-se um dos postais aquáticos mais feéricos do mundo.

Os restaurantes portugueses com estrelas Michelin em 2022

Uma das actividades que mais sofreu, piscologica e economicamente, durante toda a pandemia. Aqui, visitamos fotograficamente cozinheiros e restaurantes que, em 2022, vão ostentar estrelas Michelin. Incluindo o regresso da estrela Michelin ao Alentejo, uma nova em Lisboa, duas no Algarve (a primeira de Tavira, a primeira de Lagos) e uma especial no Porto: Arnaldo Azevedo, que conquistou distinção para o Vila Foz e é uma lição de tempo e vida - cresceu no restaurante dos pais, que continua aberto (Toca da Formiga, em Ermesinde) e agora atingiu o estrelato da cozinha no célebre guia.

Fotogaleria

A Michelin revelou esta terça-feira as estrelas para os que considera os melhores restaurantes ibéricos. E choveram estrelas em Portugal: há mais cinco restaurantes na lista de ouro do guia, cada um com uma estrela. No total, são já 33 os estabelecimentos portugueses com estrelas Michelin.

Fugas