O poleiro do guarda-rios, o bafo gelado e as melhores fotografias de aves silvestres

O fotógrafo Ricardo Lourenço recebeu uma menção honrosa no concurso de fotografia de natureza As Aves Silvestres. A fotografia vencedora é da autoria de Remo Savisaar, da Estónia.

portalegre,fotografia,fugas,ambiente,espanha,conservacao-natureza,
Fotogaleria
Menção Honrosa Ricardo Lourenço
portalegre,fotografia,fugas,ambiente,espanha,conservacao-natureza,
Fotogaleria
Prémio Fotógrafo da Extremadura Francisco Javier Sánchez Cabecera
portalegre,fotografia,fugas,ambiente,espanha,conservacao-natureza,
Fotogaleria
Fotografia vencedora na categoria Aves no seu Ambiente José Manuel Castrillo Pérez
portalegre,fotografia,fugas,ambiente,espanha,conservacao-natureza,
Fotogaleria
Fotografia vencedora na categoria Jovens Fotógrafos Andrés Luis Domínguez Blanco
Fotografia da natureza
Fotogaleria
Fotografia vencedora na categoria Visão Artística das Aves José Juan Hernández
portalegre,fotografia,fugas,ambiente,espanha,conservacao-natureza,
Fotogaleria
Fotografia vencedora na categoria Aves em Acção Bence Mate

A fotografia de um guarda-rios num dos seus poleiros habituais valeu a Ricardo Lourenço uma menção honrosa (na categoria Aves no seu Ambiente) no concurso de fotografia de natureza As Aves Silvestres organizado pela FIO (Feira Internacional de Turismo Ornitológico) — a mais antiga do sector em Espanha e uma das mais importantes da Europa.

Natural de Portalegre, onde vive, Ricardo (1982) dedica-se à fotografia de natureza desde 2007, tendo reservado uma boa parte dos últimos dois anos à observação e captação de imagens desta ave que considera “emblemática”. Habituou-se a ver este guarda-rios junto ao rio Sever, Marvão, e por isso planeou a fotografia. “Costumo fotografar com teleobjectiva, mas como sabia deste poleiro camuflei uma grande angular com disparador remoto e esperei”, conta à Fugas Ricardo Lourenço, que optou por esta composição para “dar espaço” à ave, mostrando o seu habitat.

Foto
Ricardo Lourenço e o seu equipamento camuflado DR

Ao invés do tradicional “fundo limpo” — imagem de marca de muitos fotógrafos de vida selvagem —, apostou numa abordagem diferente. “Queria passar uma mensagem diferente sem tirar naturalidade à foto”, explica o fotógrafo, habituado a conquistar o seu espaço no ambiente reservado à natureza. “O guarda-rios é muito rápido”, diz a propósito. “Pode passar por mim, mas não vai parar se me vir. Todas as aves selvagens são furtivas. E por isso às vezes é preciso camuflagem e seis, sete, oito horas para fazer uma foto. Isto se a ave colaborar”, sorri.

“É preciso estudar a espécie, conhecer os seus hábitos e fazer muita observação. Faz parte do trabalho e da magia”, sublinha Ricardo Lourenço, que assina uma reportagem na edição de Abril da National Geographic Portugal cujo tema é o lince. “Um trabalho de um ano e meio”, anota.

O bafo gelado

O primeiro prémio do concurso foi entregue ao estoniano Remo Savisaar, com a imagem Lekking capercaillie. A fotografia de Savisaar (1978), vencedora na categoria Retratos de Aves, mostra o bafo gelado de um tetraz num dia de Inverno e foi escolhida pelos elementos do júri (formado por quatro fotógrafos de natureza e um representante da Junta da Extremadura) entre 5406 imagens provenientes de 37 países.

Foto
Fotografia vencedora (Retratos de Aves) Remo Savisaar

Amor sob a neve, de José Manuel Castrillo Pérez (Espanha) venceu a categoria Aves no seu Ambiente, Mirror image, de Bence Mate (Hungria) foi o mais votado na categoria Aves em Acção, ficando para a foto Trayectos de seducción, de José Juan Hernández (Espanha), a distinção na categoria Visão Artística das Aves. Para além disso, Cantos de Primavera, de Andrés Luis Domínguez Blanco (Espanha), foi a fotografia vencedora na categoria Jovens Fotógrafos, para menores de 18 anos.

Como nas edições anteriores, a organização estabeleceu um prémio especial Fotógrafo da Extremadura — para todos os participantes nascidos ou registados na região —, desta vez entregue a Francisco Javier Sánchez Cabecera.

O concurso atribui um total de cinco mil euros em prémios, dos quais 1.650 euros correspondem ao principal vencedor.

Menção Honrosa Bence Mate
Menção Honrosa Carlos Pérez Naval
Menção Honrosa Marc Costermans
Fotogaleria
Menção Honrosa Bence Mate

As restantes menções honrosas: Marc Costermans (Bélgica) por Love, Bence Mate (Hungria) por Thief, Pratik Pradhan (Índia) por Gulls & Ghosts e Carlos Pérez Naval (Espanha) por Primeras Nieves.

As imagens vencedoras e finalistas estão em exposição no Centro Cultural El Cuartel, em Mirabel, Cáceres, Espanha, até finais de de Março.  

Foto
Menção Honrosa Pratik Pradhan
Sugerir correcção
Comentar