Governo mais pequeno passa pela redução de secretarias de Estado

Tendencialmente, os executivos com mais ministros não filiados nos partidos do Governo têm mais secretarias de Estado, o que acaba por se traduzir em executivos maiores.

Foto
O segundo Governo de António Costa é o maior da história da democracia em Portugal Nuno Ferreira Santos

Recentemente, o chefe do maior Governo da história da democracia – António Costa – comprometeu-se a apresentar “uma equipa renovada, mais curta, ágil e com um novo modelo de Governo”, caso o PS forme executivo depois das eleições de 30 de Janeiro. Dias depois, o Presidente da República entrava no “comboio dos ministérios” e sublinhava a proposta da Sedes – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social para fixar o número de ministérios em apenas dez gabinetes. Mas onde crescem ou diminuem os gabinetes governamentais? A resposta está nas secretarias de Estado (e na proximidade de cada ministro ao partido no poder).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários