Rio exclui-se de ser cabeça de lista e aposta em Baptista Leite em Lisboa

As listas são votadas esta terça-feira em conselho nacional depois de aprovadas na comissão política nacional.

Foto
As listas de candidatos a deputados vão ser hoje apreciadas em conselho nacional Paulo Pimenta

Rui Rio volta a não ser cabeça de lista às próximas legislativas de 2022, escolhendo a actual deputada Sofia Matos, para liderar a lista de candidatos no Porto. Em Lisboa, o número um é Ricardo Baptista Leite, médico e actual vice-presidente da bancada. Os nomes que apoiaram Paulo Rangel nestas directas de 27 de Novembro – como Carlos Peixoto (Guarda) e Cristóvão Norte (Faro) deixaram de liderar as listas de candidatos a deputados. 

Já em 2019, o líder do PSD escolheu Hugo Carvalho, na altura presidente do Conselho Nacional de Juventude, para liderar a lista pelo Porto, seguindo em segundo lugar. Desta vez, Hugo Carvalho, que foi seu apoiante nestas directas, é o cabeça de lista por Viseu, a sua terra natal, substituindo Fernando Ruas, que foi eleito presidente da câmara nas últimas autárquicas. Sofia Matos, 31 anos, ex-secretária-geral da JSD, disputou a liderança desta estrutura com Alexandre Poço em Julho de 2020 mas saiu derrotada. É apoiante de Rui Rio desde 2018 e nas legislativas de 2019 figurou em nono lugar na lista do Porto.

Dos 22 cabeças de lista anunciados pelo partido em comunicado, 11 são novos nomes, o que se traduz numa renovação de 50%, e 14 já eram deputados na legislatura que agora termina. Há seis mulheres (27% do total), menos uma do que em 2019. 

Ricardo Baptista Leite, que foi vereador em Cascais, manteve-se como apoiante de Rui Rio ao longo dos últimos anos, substituindo como cabeça de lista Filipa Roseta, que foi eleita vereadora na câmara municipal de Lisboa nas autárquicas de 26 de Setembro e que acabou por pedir a suspensão temporária do mandato de deputada. 

Há outros membros da actual direcção a liderar listas de deputados como é o caso dos vice-presidente André Coelho Lima (Braga) e Isaura Morais (Santarém) assim como o presidente do conselho nacional Paulo Mota Pinto (Leiria). Neste caso, o antigo juiz do Tribunal Constitucional substituiu Margarida Balseiro Lopes, apoiante de Paulo Rangel, que se mostrou indisponível para voltar a ser candidata a deputada. 

Em Aveiro, há uma estreia: António Topa Gomes, engenheiro civil. O professor universitário (que é sobrinho de António Topa, deputado que morreu no final de Outubro) substitui Ana Miguel Santos, que não assumiu um apoio oficial a Rui Rio nem a Paulo Rangel. Na Guarda, o nome de Carlos Peixoto, vice-presidente da bancada, que esteve com Paulo Rangel, foi substituído por Gustavo Duarte, engenheiro civil, e antigo deputado do PSD entre 2002-2003. 

Em Faro, o cabeça de lista é Luís Gomes, que já foi presidente da câmara de Vila Real de Santo António, substituindo Cristóvão Norte, que apoiou Paulo Rangel nas directas. No círculo de Portalegre, Rui Rio apostou no líder da JSD distrital, João Pedro Luís. 

Outros apoiantes de Rui Rio mantiveram-se como cabeças de lista como é o caso de Mónica Quintela (Coimbra), Cláudia André (Castelo Branco), Sónia Ramos (Évora) e Henrique Silvestre (Beja). Outros nomes mantêm-se no topo da lista como Adão Silva (Bragança), Nuno Carvalho (Setúbal) e Jorge Mendes (Viana do Castelo). António Maló de Abreu, vogal da comissão política nacional e deputado, é o nome apontado para o círculo Fora da Europa enquanto Maria Ester Vargas, ex-deputada, irá concorrer pelo círculo da Europa. Luís Leite Ramos, actual vice-presidente da bancada parlamentar, deixa de liderar a lista por Vila Real, passando esse lugar a ser de Artur Soveral de Andrade, deputado eleito em 2019 por este mesmo círculo. 

Nas regiões autónomas, o actual deputado Sérgio Marques lidera a lista da Madeira, que em 2019 foi encabeçada por Miguel Albuquerque. Nos Açores, mantém-se Paulo Moniz. 

O líder do PSD tem a prerrogativa de escolher os cabeças de lista. As listas completas serão aprovadas na comissão política nacional desta tarde e depois votadas em conselho nacional, que decorre à noite em Évora. 

Sugerir correcção
Ler 14 comentários