Dos 22 cabeças de lista do PSD, só cinco são repetentes de 2015

O PSD vota na terça-feira, de braço no ar, as listas de candidatos a deputados num Conselho Nacional marcado para as 21h00 em Guimarães.

Foto
Miguel Albuquerque é o cabeça de lista pela Madeira Nelson Garrido

O PSD já anunciou os seus cabeças de lista pelos 22 círculos eleitorais às legislativas, dos quais 17 são novos em relação a 2015, o que representa uma mudança de 77% do total.

Com o anúncio desta segunda-feira, de que o presidente do Governo Regional da Madeira e líder do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, será o número um pela região, fica completo o leque de 22 cabeças de lista do PSD às eleições: 18 pelos círculos nacionais, dois pelas regiões autónomas e dois pela emigração. Madeira e Açores têm autonomia na aprovação dos candidatos a deputados pelos seus círculos.

Apenas cinco nomes que tinham encabeçado listas em 2015 repetem o lugar nas legislativas de 6 de Outubro: o vice-presidente da bancada Adão Silva (Bragança), o líder da distrital da Guarda, Carlos Peixoto (Guarda), e os deputados Luís Leite Ramos (Vila Real), Carlos Gonçalves (Europa) e José Cesário (Fora da Europa).

Dos 22 cabeças de lista, só sete são actualmente deputados: além dos cinco repetentes, também já estavam na Assembleia da República na anterior legislatura Cristóvão Norte, “número um” por Faro, e Margarida Balseiro Lopes, por Leiria.

O presidente do PSD escolheu sete mulheres como cabeças de lista, o que representa menos de 32% do total, abaixo do mínimo de 40% que terá de ser respeitado na globalidade das listas para cumprir os novos critérios da Lei da Paridade.

Apenas três cabeças de lista do PSD integram a direcção de Rio: André Coelho Lima e Cláudia André são vogais da Comissão Política Nacional, tal como Margarida Balseiro Lopes, mas esta última apenas por inerência, por ser líder da Juventude Social-democrata.

Como novidades: por Lisboa, será cabeça de lista a vereadora da Câmara de Cascais Filipa Roseta; pelo Porto, o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Hugo Carvalho; por Leiria, a deputada e líder da JSD Margarida Balseiro Lopes; por Aveiro, a investigadora universitária Ana Miguel Santos (que tinha sido candidata a eurodeputada no 8.º lugar na lista do PSD); por Braga, o vogal da Comissão Política Nacional e vereador em Guimarães André Coelho Lima; e por Coimbra, a advogada Mónica Quintela, porta-voz para a Justiça do Conselho Estratégico Nacional.

Ainda entre os nomes novos, Henrique Silvestre Ferreira, engenheiro agrónomo, vai ser o cabeça de lista do PSD por Beja; Cláudia André, geógrafa, professora e vogal da Comissão Política, por Castelo Branco; o vereador da Câmara de Setúbal Nuno Carvalho pelo seu distrito; Isaura Morais, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, por Santarém; o presidente da Câmara Municipal de Valença, Jorge Mendes, por Viana do Castelo e o líder da distrital de Portalegre, António José Miranda, por este círculo.

Estreiam-se também como número um o deputado Cristóvão Norte por Faro, o antigo presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, por este círculo, Sónia Ramos por Portalegre, depois de já liderar esta distrital do PSD, bem como o engenheiro electrotécnico de São Miguel, Paulo Moniz (Açores), e Miguel Albuquerque (Madeira).

O PSD vota na terça-feira, de braço no ar, as listas de candidatos a deputados num Conselho Nacional marcado para as 21h00 em Guimarães (Braga).

Sugerir correcção
Comentar