O Teatro Aberto regressa a Mahagonny e Hollywood, os paraísos artificiais de Bertolt Brecht

João Lourenço, João Paulo Santos e Vera San Payo de Lemos juntam num programa musical Mahagonny Songspiel, a primeira colaboração do dramaturgo com Kurt Weill, a The Hollywood Songbook – e regressam a 1986. Até sábado, em Lisboa.

bertolt-brecht,teatro-aberto,teatro-nacional-sao-carlos,teatro,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
As cidades fantasiosas de Mahagonny e Hollywood confundem-se neste espectáculo do Teatro Aberto FILIPE FIGUEIREDO
bertolt-brecht,teatro-aberto,teatro-nacional-sao-carlos,teatro,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
FILIPE FIGUEIREDO
bertolt-brecht,teatro-aberto,teatro-nacional-sao-carlos,teatro,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
FILIPE FIGUEIREDO

Recém-regressado da República Democrática Alemã, onde viveu e trabalhou com o Berliner Ensemble, João Lourenço foi em 1986 desafiado a encenar o primeiro Bertolt Brecht a subir ao palco de um teatro nacional português. Até então, e depois dos anos de cerrada censura aos textos do dramaturgo, tinham sido as companhias independentes a cumprir com avidez esse papel. “Todos os grupos fizeram Brecht, estávamos doidos por fazer Brecht”, recorda o encenador ao PÚBLICO. Mas o convite lançado por José Serra Formigal (1925-2011) era muito particular: apresentar no Teatro Nacional de São Carlos a ópera Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny, resultante da colaboração artística entre Brecht e o compositor Kurt Weill. A única exigência de João Lourenço parecia, no entanto, uma excentricidade de difícil concretização: queria trabalhar com o cenógrafo Jochen Finke, discípulo de Karl von Appen (colaborador de Brecht), e com a figurinista Renée Hendrix. Para seu espanto, Serra Formigal conseguiu oferecer-lhe essa prenda.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar