Identificado o dinossauro herbívoro mais antigo da Gronelândia

O dinossauro Issi saaneq, ou “osso frio” no idioma inuíte, viveu durante o Triásico Superior, há cerca de 214 milhões de anos. Por enquanto, os seus fósseis podem ser visitados no Museu da Lourinhã.

Reconstituição do Issi saaneq, um dinossauro que viveu na Gronelândia há 214 milhões de anos Victor Beccari

Decorria o ano de 1994 quando os restos de um dinossauro foram descobertos na região de Terra de Jameson, na Gronelândia. Duas décadas e meia mais tarde, é agora descrito como uma nova espécie para a ciência com o nome científico Issi saaneq. O nome deste dinossauro, uma homenagem ao idioma inuíte e que significa “osso frio”, foi divulgado na revista científica Diversity por uma equipa internacional de paleontólogos, que integra Victor Beccari e Octávio Mateus, da Universidade Nova de Lisboa e do Museu da Lourinhã.