Regresso à cena em São Carlos, em clave mínima e antiga

Finalmente a ópera renasceu no São Carlos, onde o abandono dos palcos precipitado pela pandemia foi encarado como uma fatalidade. Demos graças pela estreia nacional de Ariodante!

Foto
Cecilia Molinari formou com Ana Quintans um dueto de impecável entendimento e transparência ANTÓNIO PEDRO FERREIRA/Teatro Nacional de São Carlos

A programação do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) tem sido uma vítima quer da pandemia, quer da falta de uma política cultural consequente que entenda, enquadre e apoie o teatro musical. Cronicamente suborçamentada, sem largueza de espaços próprios, sem meios adicionais para reagir com energia à emergência sanitária através de planos de contingência como aqueles que foram implementados em Madrid ou em Viena, sem qualquer sensibilidade por parte da tutela, a instituição encarou o abandono da cena como uma fatalidade, sem se expandir para outros palcos e apostando na apresentação de versões de concerto de partituras de ópera. Quem iria dizer à ministra que o espectáculo de ópera, a razão de ser do São Carlos, deixou aí de existir?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar