Ministro das Finanças anuncia injecção de mais mil milhões na TAP

Em entrevista à revista Sábado, João Leão adiantou que o executivo vai inscrever no Orçamento do Estado para 2022 uma injecção de mais mil milhões de euros na TAP.

Foto
João Leão acredita que o plano de reestruturação da TAP será aprovado Reuters/PEDRO NUNES

Em 2022 o Estado português vai injectar mais mil milhões de euros na TAP, revelou o ministro das Finanças, João Leão, em entrevista concedida à Sábado e que irá para as bancas esta quinta-feira.

O titular das Finanças afirmou que o Programa de Estabilidade já previa uma verba de 990 milhões de euros para apoiar a transportadora aérea no próximo ano, a que se somam os 970 milhões de euros a injectar no presente ano, o que eleva para perto de 2 mil milhões de euros em 2021 e 2022 o montante público de apoio à TAP na sequência dos problemas decorrentes da crise pandémica.

João Leão assegura que as injecções na TAP terminam em 2022, até porque “nem a Comissão Europeia, nem a direcção-geral da concorrência, autorizariam mais transferências”.

O governante disse ainda que o executivo socialista não vislumbra “nenhuma razão” para que o plano de reestruturação apresentado a Bruxelas em Dezembro, e que entrou num processo de análise aprofundada,  “não seja aprovado”.

Em 2019 o Governo já emprestou 1200 milhões de euros à TAP, que serão convertidos em capital. Quanto aos valores já aplicados este ano, foram injectados 462 milhões de euros directamente na transportadora aérea, via aumento de capital.

Sugerir correcção
Ler 12 comentários