A fusão a laser quase que tocou (desta vez) nas estrelas

Experiência de fusão a laser num laboratório dos EUA obteve um resultado “mesmo espectacular”, comenta a física Marta Fajardo. Numa Terra a aquecer, espera-se que daqui possa vir uma alternativa ao carbono dos combustíveis fósseis.

Foto

Imitar aqui na Terra o que acontece no interior de uma estrela – a fusão nuclear – é um sonho de décadas. A fusão nuclear utilizando lasers, uma das abordagens para tentar forçar os núcleos de átomos leves a juntarem-se, tornou-se agora bem mais realista neste longo caminho para obter uma forma de energia praticamente limpa e inesgotável. O feito é da Instalação Nacional de Ignição (NIF), no Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), na Califórnia, que anunciou há dias em comunicado a subida de vários degraus na escada para alcançar a fusão a laser. E, por pouco, já quase se tocava ao de leve nas estrelas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários