Imposto digital provoca choque entre a Comissão e o Parlamento Europeu

Bruxelas aguarda desfecho das negociações na OCDE para desvendar novas regras. Parlamento teme atraso nos novos recursos próprios. Eurodeputado José Manuel Fernandes acusa a Comissão de estar a ferir acordo.

Foto
David Sassoli exigiu explicações à Comissão pelo incumprimento do prazo do acordo sobre os recursos próprios EPA/PATRICK SEEGER

À espera de ver até onde chegam as negociações da nova reforma fiscal mundial, a Comissão Europeia guardou na gaveta, por uns meses, a sua proposta para criar um imposto digital, deixando o Parlamento Europeu descontente com o adiamento, visto como uma clara cedência à Administração de Joe Biden e uma pedra no sapato no calendário traçado para fixar os novos recursos próprios do Orçamento da União Europeia (UE) que vão financiar os planos de recuperação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários