“Em Portugal, hoje é mais provável a associação entre direita e crenças racistas”

O psicólogo social Jorge Vala acaba de lançar o livro Racismo, Hoje, pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Aborda várias questões, da história à psicologia.

Foto
Rui Gaudêncio

Jorge Vala é dos cientistas sociais portugueses que há mais tempo investigam o fenómeno do racismo em Portugal. Psicólogo social, é investigador emérito do Instituto de Ciências Sociais e tem centrado o seu trabalho nas representações sociais e ideologias, normas sociais e identidades sociais. Foi coordenador nacional do European Social Survey, que avalia as crenças e comportamentos dos europeus. Acaba de lançar Racismo, Hoje Portugal em Contexto Europeu, nos ensaios da Fundação Francisco Manuel dos Santos, uma panorâmica do racismo sob diversos prismas, do legado histórico à psicologia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários