Era de juros baixos força BCE a mudar o objectivo 18 anos depois

Depois de vários anos a combater, não a inflação alta, mas a inflação demasiado baixa, o BCE tenta reforçar a mensagem de que o seu objectivo é simétrico e que uma subida temporária da variação de preços acima de 2% é um fenómeno normal.

Foto
Reuters/Kai Pfaffenbach

Depois de ter começado, em 1999, com o objectivo de manter a inflação “abaixo de 2%” e de, em 2003, ter mudado a meta para “abaixo mas próximo de 2%”, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou a segunda alteração de estratégia da sua história, realizando mais um pequeno acerto para cima. O objectivo passa agora a ser simplesmente de “2%”, uma mudança que, à primeira vista, pode não parecer mais do que um detalhe, mas que é a resposta do banco central a uma era de taxas de juro baixas que tem forçado a instituição a estar mais preocupada com a deflação e menos com o perigo de uma inflação demasiado alta.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários