Britney Spears ao tribunal: “Não estou aqui para ser escrava de ninguém”

A cantora confessa que está traumatizada e revoltada com a situação que vive há 13 anos, com o pai a controlar a sua vida pessoal e profissional. “Choro todos os dias.”

the-x-factor,saude-mental,questoes-sociais,saude,musica,justica,
Fotogaleria
LUSA/ETIENNE LAURENT
the-x-factor,saude-mental,questoes-sociais,saude,musica,justica,
Fotogaleria
Reuters/MARIO ANZUONI
the-x-factor,saude-mental,questoes-sociais,saude,musica,justica,
Fotogaleria
Reuters/MARIO ANZUONI
the-x-factor,saude-mental,questoes-sociais,saude,musica,justica,
Fotogaleria
LUSA/ETIENNE LAURENT
Fotogaleria
LUSA/ETIENNE LAURENT
Fotogaleria
LUSA/ETIENNE LAURENT
,Alexei Navalny
Fotogaleria
LUSA/ETIENNE LAURENT
Fotogaleria
LUSA/ETIENNE LAURENT
Fotogaleria
LUSA/ETIENNE LAURENT

Foi uma Britney Spears emocionada que falou ao Tribunal Superior de Los Angeles, na quarta-feira, e apelidou de “estúpida” e “abusiva” a tutela a que está sujeita há 13 anos. A cantora pediu ainda à juíza, num comunicado que leu durante mais de 20 minutos, para que deixasse de estar sob a tutela do pai, que tem o controlo da sua vida pessoal e financeira, confessando que está traumatizada e revoltada com a situação. “Só quero a minha vida de volta”, apelou. No exterior do edifício, mais de uma centena de fãs, que apoiam o movimento #FreeBritney,​ juntaram-se para exigir que a cantora seja livre.

“Não estou aqui para ser escrava de ninguém”, disse a artista, de 39 anos, à magistrada de Los Angeles que supervisiona o acordo. O pai da cantora, James Spears, foi nomeado seu tutor depois de a filha ter sido hospitalizada para tratamento psiquiátrico após um esgotamento. “Estou traumatizada... Não estou feliz, não consigo dormir”, resumiu Spears, acrescentando que as fotografias e mensagens que publica nas suas redes sociais, em que aparenta estar bem, são mentira. “Estou tão revoltada e estou deprimida. Choro todos os dias.”

A cantora dirigiu-se ao tribunal por videochamada, fazendo aquelas que são as suas primeiras declarações públicas sobre o acordo aprovado pelo tribunal, estabelecido pela primeira vez em 2008, quando sofreu um esgotamento. “Acredito que esta tutela é abusiva”, declarou Britney, que começou por falar a uma velocidade tal, que a juíza Brenda Penny lhe pediu para abrandar o ritmo das suas declarações. “O meu pai e todos os envolvidos nesta tutela e na sua gestão desempenharam um papel fundamental neste meu castigo, eles deveriam estar presos.”

A cantora recordou que, depois de ter cancelado os seus espectáculos, planeados para Las Vegas, em 2019, foi obrigada a internar-se numa clínica psiquiátrica, que lhe custou 60 mil dólares mensais (50 mil euros por mês). Na altura, as informações que chegaram a público referiam que o internamento tinha sido voluntário.

A juíza informou que precisaria de uma petição apresentada ao tribunal pedindo o fim da tutela para tomar qualquer decisão. Spears nunca fez uma petição formal para que o acordo fosse anulado — em Agosto passado, o acordo foi renovado por mais um ano, mantendo James Spears aos comandos da vida da filha —, e, segundo os termos da tutela, a artista terá de demonstrar que pode assumir a responsabilidade pelos seus assuntos pessoais e financeiros.

Brenda Penny elogiou Britney Spears por falar abertamente. “Eu sei que foi preciso muita coragem”, disse a juíza. “Eu só quero voltar a elogiá-la por, realmente, dar um passo em frente e manifestar-se, para que os seus pensamentos sejam ouvidos, não apenas por mim, mas por todos os que estiveram envolvidos neste caso”, acrescentou, fazendo referência à última vez que a cantora falou ao tribunal, em Maio de 2019, mas à porta fechada e o seu testemunho foi selado. Desta vez, a artista pediu para que as suas declarações fossem públicas.

Casar e ter um filho

O ex-fenómeno adolescente, conhecida por sucessos como Toxic ou Baby one more time, disse ao tribunal que quer voltar a casar — namora há cinco anos com o modelo Sam Asghari, de 27 anos​ — e ter um filho.  A cantora acrescentou que tem um dispositivo anticoncepcional que deseja tirar, mas que não pode ir ao médico: “Eles não querem que eu tenha mais filhos”, justificou. A artista é mãe de Sean, de 15, e Jayden, 12 anos, ambos filhos do bailarino e rapper Kevin Federline, sob os quais tem apenas 30% da custódia.

Há um ano, Spears deu início ao processo legal para afastar o seu pai, James Spears, de cuidar dos seus assuntos pessoais, desde cuidados médicos até quem a visita na sua villa isolada nos arredores de Los Angeles, bem como dos seus assuntos financeiros. Por seu lado, o pai declarou num comunicado lido pelo seu advogado que “lamentava ver a filha sofrer e com tanta dor”. Mais: “O sr. Spears ama a sua filha e sente muito a sua falta.”

Ao tribunal, a cantora apelidou o pai de “ignorante” e “controlador”, acrescentando que “ele amou cada minuto do controlo que tinha” sobre ela, dando exemplos concretos como não lhe dar permissão para arranjar as unhas ou o cabelo, ou impossibilitá-la de fazer uma massagem ou acupunctura durante um ano. “Foi constrangedor e desmoralizante o que passei”, disse. “Sinto-me intimidada. Sinto-me excluída e sozinha.”

Foi em 2007 que surgiram os primeiros relatos do consumo de álcool e estupefacientes. Pouco depois, Britney foi internada em diversas clínicas de reabilitação. O seu comportamento errático levou a que a cantora perdesse a custódia dos dois filhos e que ficasse sem a sua própria independência. Depois de várias avaliações psiquiátricas, um tribunal entregou a tutela de Britney Spears ao seu pai, James Spears. Este tipo de decisão é tomada em relação a pessoas que não consigam tomar conta de si próprias, como idosos, pessoas com problemas psicológicos ou extremamente doentes.

Desde 2008 que Britney não é independente, tendo, ainda assim, na década seguinte, lançado três álbuns, ocupado o lugar de jurada no programa The X Factor e feito espectáculos em Las Vegas. Tudo isto enquanto viveu sob as restrições de um acordo judicial complexo, onde o seu pai e o seu advogado agiram como seus guardiões. Dois documentários recentes chamaram a atenção para a situação da cantora.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários