Uma Rota do Arroz em Alcácer do Sal? Aí está ela

A primeira edição da iniciativa gastronómica vai ao prato entre 22 e 27 de Junho, para dar a conhecer e (a)provar os produtos do vale do Sado.

grandola,alcacer-sal,gastronomia,fugas,setubal,turismo,
Fotogaleria
Arrozais na Comporta Miguel Manso
grandola,alcacer-sal,gastronomia,fugas,setubal,turismo,
Fotogaleria
Adriano Miranda

Terra de vários encantos, entre eles a pesca e a exploração de sal, Alcácer do Sal traz os arrozais no seu ADN. É com essa identidade que se mostra agora aos visitantes, na primeira Rota do Arroz promovida pela autarquia.

A iniciativa gastronómica vai ao prato entre 22 e 27 de Junho, nos 37 restaurantes associados (ver caixa), para apresentar nas mais variadas formas esta que é uma das jóias da coroa. O arroz de lingueirão, o arroz com amêijoas, o arroz de lagosta e o arroz doce de caramelo salgado são apenas algumas das iguarias nas ementas que aguardam os comensais.

Numa altura de retoma, o evento almeja “preservar a identidade, os sabores e os saberes tradicionais, valorizar os produtos endógenos, promover o território e estimular a visita à cidade e ao concelho”.

As referências são da organização que, ao abrigo do capítulo dos produtos da região, aproveita para deixar um desejo/ordem aos estabelecimentos participantes: “Devem obrigatoriamente garantir a disponibilização de pratos utilizando o arroz nos dias do evento e devem também ter preferência na disponibilização e sugestão de vinhos da região e outros produtos locais.” Ou, por outras palavras e num convite extensível aos degustadores de serviço, devem levar o arroz muito a sério.