Este vinho do Douro foi o grande vencedor do Concurso Vinhos de Portugal

O vinho Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca, de 2018, do Grupo Aveleda, foi o eleito. Foram entregues 12 medalhas à região do Douro. O Dão e o Alentejo ficaram nos restantes lugares do pódio.

Foto

O vinho Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca, de 2018, do Grupo Aveleda, foi o grande vencedor da oitava edição do Concurso Vinhos de Portugal que teve que escolher entre mais de 1400 vinhos. O júri atribuiu um total de 419 medalhas, das quais 35 na categoria Grande Ouro, 103 de Ouro e 281 de Prata. A região mais medalhada foi o Douro, que alcançou um total de 12 medalhas, seguindo-se as regiões do Dão e Alentejo.

“O Concurso Vinhos de Portugal tem-se afirmado cada vez mais como um evento de referência para o sector, que aposta na qualidade dos vinhos nacionais e promove uma troca de experiências entre produtores e especialistas internacionais, sempre muito curiosos por conhecer a realidade vitivinícola nacional”, sublinhou Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.

O evento teve uma primeira fase, realizada no CNEMA, em Santarém, na qual cada vinho foi apreciado em prova cega por 134 jurados nacionais e internacionais, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators e outras profissões ligadas ao sector.

Foto

Com base nas escolhas feitas na 1.ª fase do Concurso, o grande júri, composto por Dirceu Vianna Júnior, o primeiro master of wine brasileiro e o único de língua portuguesa, Bento Amaral, director de serviços técnicos e de certificação do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, Miguel Pessanha, chief operating officer da Sogrape Vinhos, o master sommelier Peter Granoff dos EUA, o sommelier e escritor de vinhos Eric Boschman da Bélgica e Luís Lopes, presidente do concurso e fundador e director da revista Vinhos Grandes Escolhas, escolheu os grandes vencedores do Concurso Vinhos de Portugal, atribuindo as medalhas Grande Ouro e os Melhores do Ano.

A participação no Concurso Vinhos de Portugal constitui uma plataforma para a promoção internacional dos produtores portugueses. Os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro no Concurso Vinhos de Portugal terão presença garantida em eventos internacionais de excelência a realizar em 2021.

Para além de acolher a gala que premiou os melhores vinhos a concurso, o Convento de Jesus, em Setúbal, foi o palco para a distinção de personalidades internacionais que têm contribuído para a afirmação dos vinhos portugueses em mercados externos. Na 2.ª edição do prémio Personalidade do Ano, instituído em 2019, foram distinguidos Tomás Pimenta (Ásia), Sarah Ahmed (Europa), Roger Voss (Américas) e Antonio Pinheiro (África).

A lista completa de premiados está disponível no site do Concurso Vinhos de Portugal.