Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
A história do vinho na Turquia tem tido muitos altos e baixos. Actualmente, as leis proíbem qualquer publicidade, mas os produtores resistem e o sector dá sinais de uma nova vitalidade.
Frank Gehry e Santiago Calatrava. Frederico Valsassina e Carlos Castanheira. O fotógrafo Nelson Garrido escolheu e foi explorar as linhas de quatro projectos que se relacionam com o vinhedo.
É das castas mais antigas que se conhecem. Apesar de se ter popularizado na Grécia, estendeu as suas raízes a todo o lado. É um dos progenitores da Moscatel de Setúbal e sobrevive na serra algarvia.
Partilham uma filosofia: gostam de vinhos de pouca intervenção e de uma “abordagem colectiva e humanista”. Os produtores reunidos no Passevinho recuperaram vinhas de família e gostam de experimentar.
Mais longevos, mas também complexos e elegantes, mantendo a tradição milenar. A Sovibor aposta nas talhas pesgadas e nas vinhas velhas de sequeiro no terroir diferenciado do planalto da Orada.
A Fugas do próximo sábado, 25 de Novembro, é inteiramente dedicada aos vinhos. Com o Natal em vista, mas também de olhos naquilo que está a acontecer no mundo vínico.
Comissão Vitivinícola Regional Alentejana rectifica que apenas vinhos com Indicação Geográfica podem usar 15% de vinhos de outras regiões e comenta crónica de Pedro Garcias. Autor corrige e responde.
Ao todo, a propriedade tem 77 hectares, dos quais 50 são de vinha. O grupo está agora em três regiões vitivinícolas e quer continuar a crescer no país.
A Casa Santa Eulália fica na sub-região de Basto, mas já em chão transmontano, com a diferença que essa subtileza geográfica faz nos vinhos, produzidos por uma família com raízes fundas no território.