Câmara do Porto recusa içar bandeira LGBT no dia contra a homofobia: “Não hasteamos bandeiras não protocolares”

Associações acusam autarquia de “falta de sensibilidade”. Câmara do Porto diz que hastear bandeira nos Paços do Concelho requer licenciamento.

Foto
Organizações criticam Câmara Municipal do Porto EPA/PIROSCHKA VAN DE WOUW

A Câmara Municipal do Porto recusou hastear a bandeira LGBTI+ na próxima segunda-feira, dia 17 de Maio, data em que se assinala o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A autarquia justifica a decisão, garantindo ao PÚBLICO que “não tem como prática hastear bandeiras, para além das protocolares” no edifício dos Paços do Concelho, a mesma razão dada à associação que fez o pedido para esta iniciativa. 

Em comunicado de imprensa divulgado este sábado, o Conselho Consultivo para as questões LGBTI (CCLGBTI) acusa a autarquia de “falta de sensibilidade”, relembrando que várias outras cidades portuguesas, com destaque para Lisboa, adoptam a prática neste dia.

“O CCLGBTI lamenta esta falta de sensibilidade por parte do executivo portuense e, em particular do seu presidente, Dr. Rui Moreira, tanto mais que vemos assim cavar-se um fosso para tantas outras cidades portuguesas (a começar por Lisboa, mas muitas para além da capital) que têm vindo a aderir a esta jornada tão carregada de significado que é o assinalar do dia 17 de Maio”, escreve o conselho consultivo.

O pedido para hastear a bandeira arco-íris na próxima segunda-feira partiu do núcleo portuense da associação AMPLOS ainda em Fevereiro. Ana Maria Jorge, da comissão de coordenação, explica ao PÚBLICO que, este ano, a organização decidiu fazer uma fundamentação ainda maior no pedido, depois dos insucessos em outras ocasiões.

“Já tínhamos feito o pedido em outros anos, mas não tínhamos tido sorte. Desta vez, fizemos um pedido mais fundamentado: uma carta invocando declarações das Nações Unidas, da comissária dos Direitos Humanos, etc. Reencaminharam-nos para um director municipal, Adolfo Sousa, que disse que a Câmara Municipal não tem como prática hastear bandeiras além das protocolares”, explica a coordenadora.

Na justificação enviada à AMPLOS, a que o PÚBLICO teve acesso, a Câmara Municipal invoca um artigo do Código Regulamentar do Município do Porto, o D-1/2.º, nº 2, que dita a necessidade de licenciamento de “todas as demais ocupações do espaço público” que não correspondam “à sua normal utilização”. Sendo a bandeira arco-íris um símbolo não protocolar, a câmara considera necessário um licenciamento específico para esta ocasião.

Na visão da AMPLOS, mais do que a demonstração de um símbolo, içar a bandeira LGBTI+ a 17 de Maio passaria aos portuenses uma mensagem de inclusão muito importante.

“Este é um dia internacional em que se assinala a declaração de que a homossexualidade não é uma doença. É uma maneira de a cidade se mostrar inclusiva. É muita usada a expressão de que o Porto é uma cidade inclusiva e está de braços abertos para todas as pessoas. Este dia tem um enorme significado simbólico”, lamenta Ana Maria Jorge.

O CCLGBTI marcou, para a próxima próxima segunda-feira, uma concentração junto ao edifício da Câmara Municipal do Porto pelas 13h.

Sugerir correcção
Ler 56 comentários