Costa elogia discurso de Marcelo em defesa da diversidade no “oceano da liberdade”

Primeiro-ministro lembra as diferenças relativamente a Marcelo: um é filho de “alguém que foi ministro da ditadura” e outro “é filho de uma mulher e de um homem que lutaram contra a ditadura”.

Foto
António Costa com Fernanda Fragateiro, autora da escultura que hoje foi inaugurada nos jardins de São Bento LUSA/ANTÓNIO COTRIM

O primeiro-ministro elogiou neste domingo o discurso do Presidente da República na sessão solene do 25 de Abril no Parlamento, partindo das diferenças de percurso entre si e Marcelo Rebelo de Sousa para enaltecer “o oceano da liberdade”. 

“No discurso de hoje, o senhor Presidente da República teve a ocasião de sublinhar e enfatizar bem como há uma representação conjunta na diversidade necessariamente complexa da História de Portugal”, declarou o líder do executivo numa breve intervenção após ter inaugurado nos jardins de São Bento, em Lisboa, uma escultura de Fernanda Fragateiro.

António Costa recordou que o chefe de Estado, no discurso que proferiu na Assembleia da República, invocou a sua história pessoal enquanto filho de “alguém que foi ministro da ditadura”.

“Eu, a ouvi-lo, não pude deixar de me lembrar e de pensar que o país tem neste momento um Presidente da República que tem este percurso e um primeiro-ministro que é filho de uma mulher e de um homem que lutaram contra a ditadura e contra o colonialismo”, observou.

António Costa disse então que, “se um é filho de alguém que foi governador de uma colónia, o outro é primo em segundo grau de um general da Frelimo” (Frente de Libertação de Moçambique).

“Percebemos bem nestes percursos diversos como a democracia e a liberdade são mesmo o grande oceano onde todos estes rios vão desaguar”, concluiu.

O primeiro-ministro deixou ainda outras notas de diferença de percurso de vida e de geração entre si e Marcelo Rebelo de Sousa.

“Tinha 12 anos quando aconteceu o 25 de Abril de 1974 e não fui constituinte como o senhor Presidente da República. E não fui também jornalista como o senhor Presidente da República. Mas tenho a certeza que é nesta diversidade que a liberdade permite que dá força à continuidade da nossa democracia, fazendo com o que o 25 de Abril não seja só uma data de há 47 anos e seja uma vivencia permanente e de futuro”, declarou o líder do executivo.

Sugerir correcção
Comentar