Viagem a um Portugal desconhecido

Costa Nova II — Atlantic Soul & Funk Gems From Portugal 71-79 mostra-nos numa história que não conhecíamos desta forma, feita por nomes desconhecidos, outros esquecidos na voragem do tempo, outros que conhecemos bem, mas não neste contexto. “É uma época tão espantosa e tão rápida que eu me vi aflito para a conseguir apreender”, diz Herman José, na altura baixista e compositor, não humorista. Que país era, afinal, aquele que esta música nos revela?

Foto

Vemos e estranhamos: soul e funk em Portugal? Nos anos 1970? É conhecido o nacional cançonetismo, a música de intervenção, as experiências prog, a música dos cantautores, a tradição adaptada ao contexto rock, a música tradicional, o hard-rock, a música de fusão e semelhantes. Agora, soul e funk? Eis o país que nos devolve o espelho de Costa Nova II — Atlantic Soul & Funk Gems From Portugal 71-79, fascinante compilação online, editada no início deste ano e disponível no Bandcamp, segundo lançamento da misteriosa Costa Nova Records que se revelara no início de 2020 com outra compilação, essa dedicada aos anos 1980, intitulada Costa Nova — Atlantic Disco & Boogie Gems From Portugal 82-89.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar