Albano Jerónimo encarna João Havelange em série da Amazon

Segundo a agência EFE, o actor português fará o papel do brasileiro João Havelange, que dirigiu a FIFA entre 1974 e 1998, na série de Armando Bó que aborda os escândalos de corrupção dentro da Federação Internacional de Futebol (FIFA) envolvendo vários dirigentes.

Foto
Actor português fará o papel do brasileiro João Havelange, que dirigiu a FIFA entre 1974 e 1998 Nuno Ferreira Santos

Albano Jerónimo vai fazer parte do elenco da segunda temporada da série El Presidente, da Amazon, sobre escândalos no futebol, que está agora a ser rodada no Uruguai. O actor tinha já revelado ao PÚBLICO que iria em breve ser protagonista de uma série que o levaria a passar seis meses na América do Sul, trabalhando com um autor que admira. Na sua conta de Instagram, mostrou quarta-feira imagens de uma nova rodagem passada em campos desportivos.

Segundo a agência espanhola EFE, que cita um comunicado da Amazon, esta época da série de ficção volta a ser assumida pelo argumentista e produtor argentino Armando Bó, o mesmo que co-escreveu o oscarizado guião de Birdman (2014), de Alejandro González Iñárritu.

Com rodagem a decorrer, estava nova leva de oito episódios da série contará com Albano Jerónimo e, embora não tenha sido revelado oficialmente o elenco, tanto o actor português como outros elementos da produção já partilharam imagens da rodagem nas redes sociais. Também alguma imprensa latino-americana publicou vários nomes do elenco, incluindo o do actor português.

A série, estreada em 2020, aborda os escândalos de corrupção dentro da Federação Internacional de Futebol (FIFA) envolvendo vários dirigentes, em particular da América Latina, e denunciados numa investigação em 2015 que ficou conhecida como “FIFAgate”. O brasileiro João Havelange, o foco desta nova temporada, é o homem que presidiu à FIFA entre 1974 e 1998 e sobre quem recaíram também denúncias de corrupção, e que morreu aos 100 anos, em 2016A imprensa sul-americana avança que Albano Jerónimo fará de Havelange, que apareceu no final da temporada anterior, interpretado por Horacio Games, a dizer que agora se contaria a sua história, depois de a série se ter focado nos actos do chileno Sergio Jadue.

Entre TV e cinema

O trabalho de representação de Albano Jerónimo, 41 anos, estende-se do teatro ao cinema, passando ainda pela ficção no pequeno ecrã, em novelas e séries de ficção. Este ano tem sido possível vê-lo na série britânica The One, estreada em Março na Netflix, e nas séries portuguesas Até que a vida nos separe (RTP), que já acabou, e Princípio, meio e fim (SIC), que se estreou no último domingo.

O percurso de Albano Jerónimo fora de Portugal já passou também pela série Vikings e pelo filme L'enfant, de Marguerite de Hillerin e Félix Dutilloy-Liégeois, este ainda por estrear.

“Neste momento, devido aos Vikings e à Netflix, estou a rasgar um mercado bastante simpático e vou abraçar este mês um [novo] projecto  vou ser protagonista de uma série internacional com um realizador com o qual desde sempre quis trabalhar”, dizia ao PÚBLICO em Março, sem dar detalhes sobre a série que agora se revela ser o seu novo trabalho.

A novela Nazaré (SIC) e os filmes A Herdade, de Tiago Guedes, Ordem Moral, de Mário Barroso, e The Nothingness Club - Não sou nada, de Edgar Pêra, ainda sem data de estreia, são algumas produções audiovisuais recentes em que Albano Jerónimo participou.

Notícia actualizada e corrigida a 15 de Abril às 8h53: declarações de Albano Jerónimo e correcção da data de término da presidência de Havelange na FIFA

Sugerir correcção
Ler 2 comentários