Favas estufadas com curgete e cogumelos

A nutricionista Márcia Gonçalves assume, no seu blogue Compassionate Cuisine (em português, Cozinha com Compaixão), a missão a divulgação de receitas vegetarianas criativas. Faz parte dos Pares do Ímpar.

Foto

Apesar de haver favas congeladas ou enlatadas o ano inteiro, é a partir do mês de Abril que é a época de as colher e comê-las frescas. É certo que os gostos se dividem quando se fala de favas, mas, para aqueles que aproveitam o consumo da fava na época, deixo uma sugestão para alargar o leque de formas de preparação desta leguminosa fresca.

Para fazer este prato, começamos por saltear curgete, cogumelos e um pouco de tomate seco, que julgo realçar e dar mais sabor aos legumes. Assim que ficarem tenros, são adicionadas as favas cozidas e sem pele. Por fim, envolvemos os legumes dourados num molho de tomate espesso com alho, louro, algumas especiarias e manjericão fresco.

Favas estufadas com curgete e cogumelos

2 porções

40 min

Foto

Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
200 g de favas, congeladas ou frescas
2 colheres de sopa de azeite
2 tomates secos (hidratados em água a ferver), cortados em fatias (opcional)
100 g de cogumelos castanhos, cortados em fatias
1 curgete pequena, cortada em fatias
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
½ cebola, cortada em fatias
2 dentes de alho, laminados
½ colher de chá de colorau
¼ colher de chá de cominhos moídos
1 folha de louro
1 lata de tomate pelado, picado
Sal e pimenta preta acabada de moer, a gosto
1 colher de sopa de manjericão fresco, picado

Procedimento:
1. Coloque água numa panela e leve à fervura. Junte as favas e uma pitada de sal. Cozinhe durante cerca de 3 minutos até começarem a flutuar, retire-as do lume. Escorra a água de cozimento e deixe as favas arrefecer para lhes retirar a pele.

2. Aqueça numa frigideira antiaderente 1 colher de sopa de azeite e junte os cogumelos e a curgete cortados em fatias, o tomate seco e o vinagre balsâmico. Salteie durante 5 minutos, até os legumes começarem a amolecer. Se necessário, junte 1 a 2 colheres de sopa de água. Junte as favas, uma pitada de sal e pimenta preta. Salteie mais 2 minutos, mexendo ocasionalmente para promover a caramelização dos legumes. Reserve.

3. Na mesma frigideira, aqueça o azeite e junte a cebola. Salteie durante cerca de 5 minutos, até ficar translúcida. Junte o alho, as especiarias e uma pitada de sal e pimenta preta. Salteie até as especiarias libertarem os seus aromas, cerca de 30 segundos. Junte o tomate pelado, a folha de louro e leve à fervura. Depois de levantar fervura, reduza o lume, tape a frigideira e deixe cozer durante cerca de 20 minutos. Junte por fim os legumes salteados e o manjericão fresco.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários