Projecto europeu promove participação de artistas surdos em festivais de 2022

O Festival del Silenzio 2022, em Milão, Itália, e o Festival Fringe 2022, em Edimburgo, no Reino Unido, são as metas deste programa, que em Portugal é gerido pela Voarte.

Foto
DR

O projecto europeu Beyond Signs prolongou até 1 de Março a convocatória para apoiar artistas surdos interessados em actuar nas edições do Festival del Silenzio 2022, em Milão, Itália, e no Festival Fringe 2022, em Edimburgo, no Reino Unido.

O projecto foi desenvolvido para capacitar os esforços criativos de artistas surdos e/ou nativos em língua gestual, e melhorar a participação nas artes performativas na Europa, reforçando a visibilidade desta língua, segundo a informação publicada na página do programa. O objectivo passa por reforçar a visibilidade da língua gestual, procurando torná-la disponível e compreensível para públicos mistos de surdos e ouvintes, segundo a mesma informação.

Dirigido a artistas maiores de 18 anos de todas as áreas geográficas, o Beyond Signs procura também localizar e caracterizar o perfil dos artistas surdos ou falantes de língua gestual no espaço europeu, os seus talentos e circunstâncias de trabalho artístico. Os candidatos irão participar numa conferência digital com os directores artísticos do projecto, e dez finalistas serão depois anunciados até Março de 2021, devendo participar em Maio numa selecção durante uma oficina em Milão.

A convocatória para este programa – cuja data limite de entrega de inscrições estava prevista para 15 de Fevereiro e foi prolongada para 1 de Março – enquadra-se numa colaboração europeia, sendo a Voarte a representante portuguesa. A Voarte procura assim 10 artistas surdos e/ou nativos em língua gestual para integrarem o Beyond Signs, que irá proporcionar uma remuneração aos participantes.

Com sede em Lisboa, a Voarte desenvolve há 23 anos actividades artísticas, pedagógicas e sociais nas áreas da criação, programação, formação e inclusão, com especial atenção à dança contemporânea ligada a outras linguagens artísticas.

Sugerir correcção
Comentar