Morreu o baterista Milford Graves, pioneiro do free jazz

O norte-americano foi fulcral para “libertar a percussão no jazz do seu papel metronómico de simplesmente manter o compasso” e ganhou notoriedade pelo seu estilo complexo, misturando várias linguagens musicais. Tinha 79 anos.

Foto
Milford Graves em 2004 na nona edição do Vision Festival Avant Jazz for Peace in New York City Jack Vartoogian/Getty Images

Colaborou com um sem-fim de nomes maiores do jazz — como o pianista Chick Corea, que morreu esta semana, os saxofonistas John Zorn, Anthony Braxton e Albert Ayler ou o lendário Sun Ra, para citar apenas alguns —, mas não se dedicou apenas à música ao longo das suas quase oito décadas de vida, tendo também sido acupuncturista, ervanário, perito em artes marciais, programador e professor. O percussionista Milford Graves, referência do free jazz norte-americano, morreu esta sexta-feira em Nova Iorque, aos 79 anos. O artista havia sido diagnosticado em 2018 com amiloidose cardíaca, uma doença cardiológica rara.

Milford notabilizou-se no New York Art Quartet, conjunto que formou em 1964 com o saxofonista John Tchicai, o trombonista Roswell Rudd e o contrabaixista Lewis Worrell. Ao longo da carreira, trabalharia também com o pianista Don Pullen, o baterista Andrew Cyrille, o saxofonista David Murray ou o guitarrista Sonny Sharrock, por exemplo. “Conhecido por misturar influências de todos os cantos do mundo, o baterista tornou-se um mestre dos polirritmos africanos e estudou ainda a tabla [instrumento de percussão da Índia] e os timbales do jazz latino”, lembra Matthew Ismael Ruiz, da Pitchfork, num obituário onde salienta ainda que Graves “ajudou a libertar a percussão no jazz do seu papel metronómico de simplesmente manter o compasso”.

A vida e os pensamentos deste pioneiro da música avant-garde seriam retratados no documentário Milford Graves Full Mantis, que o músico Jake Meginsky e o artista visual Neil Young (não confundir com o cantautor canadiano) lançaram em 2018 e que chegou a ser exibido no IndieLisboa. Também em 2018, foi alvo de um extenso perfil na revista The Wire, escrito pelo guitarrista e compositor americano Alan Licht. A peça acabava com “uma espécie de declaração de intenções”, recorda Rui Miguel Abreu, da revista digital Rimas & Batidas, sublinhando que “Milford Graves acreditava que podia mudar o papel do baterista na música, fazendo-o equivaler ao dos restantes músicos e colocando-o no mesmo patamar que qualquer outro solista”.

Sugerir correcção
Comentar