República Democrática do Congo regista um caso de ébola

Há mais de 70 contactos ligados ao caso que já foram identificados.

Foto
Já foram enviadas vacinas para o local onde foi identificado o caso BAZ RATNER/REUTERS

No passado domingo, foi reportado um novo caso de ébola perto da cidade de Butembo, na República Democrática do Congo, referiu numa conferência de imprensa da tarde desta segunda-feira Tedros Adhanom Ghebreyesus, director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). A organização já tinha anunciado em comunicado este novo caso.

“A mulher, que infelizmente morreu, era casada com um sobrevivente de ébola”, contou Tedros Adhanom Ghebreyesus. Butembo, onde o caso foi detectado, fica na província de Kivu do Norte. Aqui, foi declarado o fim de um surto no ano passado.

Há mais de 70 contactos ligados ao caso que já foram identificados, de acordo com o director-geral da OMS. A OMS está a apoiar as autoridades locais e nacionais para rastrear esses contactos. Até ao momento, não foram detectados mais casos, mas “será possível que se encontrem mais, porque a mulher contactou com muitas pessoas antes de ter ficado sintomática”, afirmou.

“Graças à enorme capacidade construída durante o último surto, as autoridades de saúde da província têm uma experiência significativa na resposta ao ébola e na prevenção da subsequente transmissão”, informou Tedros Adhanom Ghebreyesus. Também disse que estão a ser enviadas vacinas para a área e se espera que a vacinação comece o mais cedo possível. A OMS também enviou uma equipa de resposta rápida para dar a ajuda necessária.

O maior surto de ébola de que se tem registo aconteceu na África Ocidental entre 2013 e 2016. Vitimizou 11.300 pessoas, sobretudo na Guiné -Conacri, Libéria e Serra Leoa. Logo a seguir está a epidemia declarada em 2018: até 1 de Março de 2020 foram registados 3444 casos de infecção pelo vírus do ébola, 3310 confirmados em laboratório. A doença causou mais de 2200 mortes e mais de 1100 pessoas recuperaram.

Sugerir correcção
Comentar