Quadro de Winston Churchill vai ser vendido por Angelina Jolie na Christie’s

A actriz vai leiloar Tower of the Koutoubia Mosque, uma paisagem de Marraquexe que o primeiro-ministro inglês pintou em 1943, e que depois ofereceu a Franklin D. Roosevelt.

Foto
Tower of the Koutoubia Mosque DR

Um quadro de Winston Churchill intitulado Tower of the Koutoubia Mosque, que é uma peça de arte e de história política, vai ser vendido pela actriz Angelina Jolie, anunciou esta segunda-feira a casa de leilões Christie's. Segundo a leiloeira britânica de arte, esta peça, que representa uma paisagem marroquina, foi um presente de Churchill ao Presidente dos Estados Unidos Franklin D. Roosevelt, e vai ser vendida por Angelina Jolie no próximo mês, com um preço estimado de 1,5 milhões a 2,5 milhões de libras (1,7 milhões a 2,8 milhões de euros).

Tower of the Koutoubia Mosque foi o único quadro pintado pelo ex-primeiro ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, e foi oferecido a Franklin D. Roosevelt depois de Churchill lhe ter dado a conhecer as vistas e o pôr-do-sol de Marraquexe. O leilão da peça de arte, pertencente à The Jolie Family Collection (colecção da família Jolie), vai ter lugar no dia 1 de Março de 2021.

O quadro foi pintado por Winston Churchill em Marraquexe, após a Conferencia de Casablanca, em Janeiro de 1943. Churchill convidou Franklin D. Roosevelt a juntar-se a ele em Marraquexe, no dia seguinte à conclusão da conferência, motivado pelo seu desejo de partilhar com o Presidente americano as vistas da cidade e a luz do pôr-do-sol, que tanto venerava.

A paisagem e aquela luz impressionaram tanto Roosevelt, que Churchill decidiu captar a cena num quadro para lhe oferecer como lembrança da visita. Este gesto foi visto não só como uma indicação da sua amizade, mas também da relação especial entre o Reino Unido e os Estados Unidos.

O chefe do departamento de arte moderna da Christie's, Nick Orchard, afirmou: “A Christie's tem o prazer de oferecer uma pintura tão historicamente significativa como principal destaque da venda de arte moderna britânica. A Tower of the Koutoubia Mosque foi criada na sequência da Conferência de Casablanca, onde foi acordado pelas forças Aliadas que só seria aceitável uma rendição completa por parte das potências do Eixo [Alemanha nazi, Itália e Japão]”.

“É a única obra que Churchill pintou durante a guerra, talvez encorajado pelos recentes progressos feitos pelos Aliados no que ele considerava ser um dos mais belos países que tinha encontrado”, acrescentou, sublinhando que este quadro é, “sem dúvida, a melhor pintura de Winston Churchill devido ao significado do tema para ele e ao facto de realçar a importância da amizade entre os dois líderes”. A doação da obra a Roosevelt põe em evidência “o facto de Churchill ter tido o Presidente norte-americano em tão grande consideração, bem como os seus esforços conjuntos na orientação dos poderes Aliados para o resultado da Segunda Guerra Mundial”, salientou.

Winston Churchill começou a pintar cenas de Marrocos depois de ter sido encorajado a visitar o país pelo seu tutor de pintura, John Lavery. Na sua primeira visita, em 1935, sentiu que a luz e a paisagem eram inigualáveis, tendo realizado mais de quatro dezenas de pinturas do país.

Tower of the Koutoubia Mosque destaca-se como a única pintura criada entre 1939 e 1945, e espera-se que a obra alcance um dos melhores preços para quadros de Winston Churchill em leilão, acrescenta a Christie's.

Sugerir correcção
Comentar