Um excerto das memórias do investigador sueco Hans Rosling (1948 – 2017)

Chega nesta quinta-feira às livrarias portuguesas, com a chancela da Temas e Debates, Como Aprendi a Compreender o Mundo, as memórias que Hans Rosling escreveu com a jornalista Fanny Härgestam. Neste capítulo, o investigador sueco, co-autor do bestseller Factfulness , fala-nos das viagens da juventude, do 25 de Abril em Portugal e de Moçambique no pós-independência.

Foto
Hans Rosling a dar uma conferência em 2012 Matthew Lloyd/Getty Images

Na Suécia da década de 60, era comum ter-se crescido numa casa simples e o nosso pai trabalhar numa fábrica. Mas ser o primeiro da família a ir para a universidade era raro e especial. Poucas semanas depois de começar o meu primeiro ano, senti que ter-me juntado aos sociais-democratas estava a permitir-me cumprir uma expectativa tácita dos meus pais. A pequena sociedade de estudantes nomeou-me seu secretário internacional e deu-me imediatamente uma tarefa: organizar um encontro noturno para o nosso grupo conhecer um homem chamado Eduardo Mondlane.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários