Moratórias de crédito abrangem 32% dos empréstimos das empresas

Até Setembro de 2021, as prestações devidas e não pagas por parte das empresas deverão ascender a cerca de 11 mil milhões de euros.

Foto
Crise levou muitas empresas pediram acesso às moratórias para reduzir custos Nelson Garrido

As moratórias de crédito foram um balão de oxigénio para empresas com dificuldades em continuar a pagar os empréstimos, na sequência da pandemia de covid-19. Em Setembro de 2020, 32% dos seus empréstimos totais estavam inseridos nas medidas que permitiram suspender o pagamento de juros ou de capital e juros.

Os dados constam do Relatório de Estabilidade Financeira de Dezembro, divulgado esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP), que dá conta de que, até ao final do período de vigência da moratória (Setembro de 2021), as prestações devidas e não pagas possam ascender a cerca de 15% do stock de empréstimos das empresas”, ou seja, a cerca de 11 mil milhões de euros (um terço do qual é relativo a prestações devidas até Setembro 2020)”.

Para algumas empresas, especialmente PME, o alívio temporário do serviço da dívida proporcionado pela adesão à moratória foi complementado com a contratação de novo crédito, incluindo com garantia pública, para o financiamento da sua actividade corrente. Os empréstimos concedidos entre Março e Setembro de 2020, cerca de 40%, tinham como contraparte um mutuário que aderiu à moratória.

Quanto à qualidade de crédito, e de acordo com o documento, o incumprimento dos empréstimos bancários a empresas manteve, em 2020, “a tendência de decréscimo observada nos últimos anos, apesar do risco de crédito latente ter aumentado”. Esta evolução é explicada pelo efeito das moratórias.

Tendo como referência a informação dos sete maiores grupos bancários com actividade em Portugal, é possível verificar que a percentagem de empréstimos classificado na fase 2 (stage 2) de imparidade, isto é, com um aumento significativo do risco de crédito, é superior no crédito que se encontrava em moratória (22%), por comparação com a carteira total (13,7%). “Estes resultados evidenciam alguma prudência dos bancos na avaliação do risco de crédito dos devedores na conjuntura actual, reflectindo também uma maior percepção de risco relativamente à carteira de crédito que se encontra em moratória”, conclui o BdP.

Sugerir correcção
Comentar