Celebridades usam criatividade para apelar ao voto nas eleições dos EUA

As redes sociais servem de palco às figuras públicas que insistem na importância do voto. Mais de 34 milhões de norte-americanos já votaram por correspondência.

donald-trump,julia-roberts,julianne-moore,hollywood,oscares,instagram,
Foto
As eleições presidenciais dos EUA acontecem a 3 de Novembro LUSA/MÁRIO CRUZ

A precisamente duas semanas das próximas eleições presidenciais norte-americanas, que decorrem a 3 de Novembro, diversas celebridades estão a encontrar formas criativas para apelar ao voto e garantir que os seus fãs cumpram com as normas para exercerem o direito ao voto: primeiro, registarem-se para votar e depois saírem de casa e ir até às urnas. 

Apesar de mais de 34 milhões de norte-americanos já terem votado por correspondência, de acordo com os dados do Projecto Eleitoral dos EUA, as redes sociais continuam a servir de palco ao apelo ao voto por diversas figuras públicas, que tentam a todo o custo evitar uma elevada taxa de abstenção. 

Num post do Instagram, a actriz Julia Roberts vestida com um fato preto monocromático com letras brancas que formam a palavra “vote”. 

Mas não é a única. A cantora e compositora Lizzo aproveitou a entrega de prémios Billboard Music Awards – que decorreu no passado dia 14, em Los Angeles – para influenciar os que pretendem contribuir para a abstenção, surgindo com o mesmo vestido que Julia Roberts usou nas redes sociais.

Também a manequim de 23 anos que esta semana fez duas tatuagens e uma delas em português, Hailey Baldwin, mulher de Justin Bieber, empenhou-se para garantir que dos mais de 29 milhões de seguidores que tem no Instagram, os que são norte-americanos saiam de casa no dia 3 de Novembro para dar uso ao seu direito de escolha entre o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden.

A actriz Julianne Moore é outra das figuras públicas que decidiu vestir a palavra “vote”. No seu caso, num vestido comprido do designer Christian Siriano. 

Ver esta publicação no Instagram

#vote @csiriano ’s VOTE dress. ????

Uma publicação partilhada por Julianne Moore (@juliannemoore) a

Enquanto para uns o vestuário é adereço mais que suficiente para apelar ao voto, para a actriz Florence Pugh a culinária é a aliada neste movimento, tendo utilizado os tutoriais de culinária para, mais uma vez, destacar a importância do voto. Além disso, lançou um desafio no Instagram: conseguir que 2500 pessoas se inscrevessem para votar nestas eleições. E o desafio foi superado. Para surpresa da actriz, 7500 pessoas já confirmaram no registo de eleitores que vão exercer o direito ao voto. “Obrigada por se preocuparem. O primeiro passo está dado: a seguir votem.”

“Vote” é a palavra de ordem em praticamente todas as publicações das figuras públicas. Cameron Russel, modelo e activista, usou a sua conta de Instagram para lembrar as dificuldades económicas e climáticas. “Enfrentamos uma pandemia, uma crise económica, um ajuste de contas em relação ao racismo sistémico, e estamos na última década em que a humanidade tem de enfrentar a catástrofe climática. Eles não foram a minha primeira escolha, mas são claramente a melhor escolha”, escreve a jovem, referindo-se aos dois candidatos na corrida à Casa Branca.

Ver esta publicação no Instagram

Here I am with my eyeballs falling out from texting everyone I know to get out the vote and let them know I'm going to #VoteJoe and #voteearly. We are facing a pandemic, an economic crisis, a national reckoning with systemic racism, and we are in the last decade humanity has to address climate catastrophe. They weren't my first choice, but they are quite clearly the best choice. And as @adriennemareebrown so wisely put it, “we are fighting over which employee will best suit the needs of an important job. it isn’t political home – we... have those outside of the electoral process, places and people to whom we feel accountable." ** If you're feeling as dejected by headline news as I am, I highly recommend setting aside a few hours tonight to call and text friends and family and make sure they're registered and have a plan to vote Biden/Harris. You can use the #VoteJoe app or #VoteWithMe to easily connect with contacts you have in swing states or who may be infrequent voters. I connected with so many folks who hadn't registered! Also, so many people I hadn't spoken to in awhile ?? ** Once you've reached out to all your contacts, you can write letters with @votefwd. ** If you have extra $$$: Florida is disenfranchising over 700,000 people who have fines and fees on a past conviction. Consider donating to @flrightsrestore to pay for the outstanding fines and fees LINK IN BIO. ** Finally, why yes that is a @josephaltuzarra bandana on my head from store.joebiden.com where @vogue curated a whole collection in support of not just Joe & Kamala, but Democrats up and down the ticket. #votejoe

Uma publicação partilhada por Cameron Russell (@cameronrussell) a

A actriz Laura Dern, vencedora de um Óscar na categoria de melhor actriz secundária do filme Marriage Story, reuniu o elenco de Parque Jurássico, Sam Neill e Jeff Goldblum, para chamar a atenção. “É o Dia Nacional de Inscrição Eleitoral! Certifica-te que tu e os teus colegas de trabalho estão inscritos para votar. Já o fiz!”, diz a actriz no Instagram. 

Recorde-se que o último debate para as eleições acontece nesta quinta-feira, desta vez com uma novidade: o microfone dos candidatos pode ser desligado para impedir as interrupções constantes que tomaram conta no primeiro debate entre os dois candidatos.

Sugerir correcção