Fisco tentou cobrar IUC com fórmula já revogada no Parlamento

Autoridade Tributária diz que há “constrangimentos” no sistema. E está a pedir que se volte a pagar o IUC já pago antes de devolver o que recebeu a mais.

Foto
Paulo Pimenta (arquivo)

A Autoridade Tributária (AT) tentou cobrar Imposto Único de Circulação (IUC) a alguns contribuintes segundo uma fórmula revogada pelo Parlamento desde Julho de 2019. Ao PÚBLICO, o Ministério das Finanças (MF) disse que há “constrangimentos”, sem explicar de que forma isto atinge os cidadãos que, na primeira metade do ano, inundaram os serviços com queixasEm vez de corrigir o IUC, e de devolver o que cobrou a mais entre 2016 e 2019, a AT continua a apresentar liquidações com valores errados e até para pagamentos adicionais de imposto já pago, lançando a confusão entre contribuintes. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção