Portugal compete com países da UE pelo empréstimo que vai pagar layoffs

Bruxelas diz que processo de apresentação de garantias por todos os Estados membros está “perto de ser concluído”. Objectivo é que financiamento do SURE comece a chegar aos países a partir do final de Setembro.

Foto
Reuters/POOL

Será na próxima semana que Portugal irá enviar à Comissão Europeia a sua candidatura final ao programa criado para atenuar os riscos de desemprego numa situação de emergência (SURE, na sigla inglesa), na expectativa de começar a receber a partir do final de Setembro mais de 1000 milhões de euros de empréstimos a taxas de juro favoráveis para financiar medidas de apoio ao emprego lançadas durante a crise. Contará, contudo, com a concorrência da maioria dos outros Estados membros da União Europeia (UE) no acesso ao total de 100 mil milhões de euros previstos neste programa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção