Reino Unido alarga exigência de quarentena a Espanha

Medida entra em vigor à meia-noite deste domingo devido ao aumento de novos casos, e é um golpe para o turismo espanhol.

Foto
Turismo espanhol vai sentir os efeitos negativos da decisão Reuters/Nacho Doce

O Reino Unido vai passar a incluir Espanha entre os países que obrigam a um período de quarentena de 14 dias a quem se deslocar a este território e voltar para solo britânico. A medida, que vai entrar em vigor à meia-noite deste domingo, atinge em cheio o turismo espanhol e as empresas que operam no sector (como companhias aéreas e agências de viagens). Portugal já está a sentir esses efeitos, uma vez que permanece entre os países que requerem quarentena no Reino Unido.

A medida foi anunciada ao final desta tarde pelo governo escocês, que, através de um comunicado, afirma que também a Irlanda do Norte, Gales e o governo britânico tomaram a mesma decisão.

As autoridades britânicas fizeram o anúncio oficial pouco depois, justificando a decisão com o aumento de novos casos em várias regiões (com destaque para a Catalunha). A medida abrange todo o território espanhol e implica os que já estejam neste país, pelo que quem regressar ao Reino Unido terá de se isolar durante o período em causa. Em comunicado, as autoridades britânicas pedem a “compreensão” das entidades patronais. Pelo meio são também apanhados os que estavam de malas prontas para Espanha.

De acordo com o responsável escocês pela pasta da justiça, Humza Yousaf, citado pelo comunicado, a decisão de excluir Espanha do período de quarentena era justificada pelos bons resultados em termos de contágio, mas os últimos dados obrigaram a rever a posição. “Sabemos que [a decisão] vai provocar desapontamentos”, afirmou este responsável, sem deixar de acrescentar que sempre esteve claro que o surto de covid-19 nos outros países está a ser acompanhado de perto e a lista poderá ser alterada em casos de ressurgimento do novo coronavírus.

“A nossa prioridade é proteger a saúde pública e tomámos esta decisão para limitar qualquer aumento do contágio no Reino Unido”, declarou fonte oficial do Governo britânico.

Portugal, por seu lado, tem a expectativa de ser retirado em Agosto da lista de países que obrigam a quarentena, depois de o governo britânico ter mantido inalterada na semana passada a sua decisão inicial.

O Reino Unido é o segundo maior mercado emissor de turistas a nível europeu, e fonte de milhões de receitas para países como Portugal (onde é o principal mercado) e Espanha.

De acordo com a Reuters, a Noruega também passou a impor um período de quarentena, de dez dias, a quem se desloque a Espanha, com efeitos a partir de hoje. Já a França recomendou aos seus cidadãos para não se deslocarem à Catalunha.  

Sugerir correcção