Governo cria 2370 vagas no ensino superior para alunos do profissional

Provas para este contingente realizar-se-ão entre os dias 21 e 24 de Julho, de Norte a Sul do país. As novas vagas distribuem-se por 21 instituições de ensino superior, num total de 456 licenciaturas. São, garante o Governo, vagas supranumerárias que não retiram disponibilidade ao regime geral de acesso.

educacao,sociedade,algarve,escolas,ensino-superior,universidades,
Foto
Governo quer garantir que até 2023 os estudantes das vias profissionalizantes representem 10% dos alunos inscritos no superior NMM - Nuno Ferreira Monteiro

Depois de vários adiamentos, o regime especial de acesso ao ensino superior para os estudantes dos cursos profissionais e artísticos tornou-se realidade. No ano lectivo de 2020/21, haverá 2370 vagas para estes alunos, abrangendo 456 licenciaturas de Norte a Sul do país. Deste modo, estes alunos deixarão de ter de se submeter aos exames normais, respondendo antes perante provas que têm em conta as especificidades das respectivas formações. Trata-se, como sustentou ao PÚBLICO o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Pedro Dominguinhos, “de garantir uma maior equidade e que mais estudantes tenham acesso ao ensino superior”.