Irmãs portuguesas venceram concurso internacional de robótica

Troféu foi conquistado na categoria 9-11 anos. Equipa tinha conseguido um lugar no top 5 na edição anterior do concurso.

Foto
Beatriz e Flor, as vencedoras do concurso

A mais recente edição da Wonder League Robotics Competition, evento mundial de robótica promovido pela empresa Wonder Workshop, teve vitória portuguesa na categoria dos 9-11 anos. As irmãs Beatriz e Flor conquistaram a vitória no evento internacional com o projecto “Mountain Explorers”.

As meninas construíram uma história com as personagens de O Mundo de Craig, uma série da Cartoon Network. Ao enredo juntou-se ainda Dash, um robot construído pelas meninas que desempenhou um conjunto de tarefas. Através da programação desenvolvida pelas irmãs, o pequeno robot conseguiu distinguir os diferentes edifícios de cartão criados para a história, bem como operar uma catapulta amadora com precisão. O robot conseguiu recorrer ao engenho criado com um rolo de papel higiénico e elásticos para lançar uma bola que sobrevoou uma barreira e aterrou num copo de plástico.

No anúncio dos vencedores, a organização elogiou a criatividade e engenho demonstrado pela equipa portuguesa. 

A vitória nesta competição acontece na segunda participação das irmãs no concurso. Inês e Flor são estudantes na Escola Básica de Penamacor e na edição de 2018-2019 tinham conseguido um lugar nos cinco melhores da sua categoria.

Na edição conquistada pelas irmãs portuguesas concorreram mais de 8400 crianças, em 4500 equipas provenientes de 91 países. 

Sugerir correcção