Procura por casas de férias aumenta 308% com o fim do estado de emergência

O preço médio por semana subiu, especialmente em Viana do Castelo onde esse valor cresceu 81 euros. Casas com piscina são as mais procuradas.

olx,faro,economia,setubal,braga,turismo,
Foto
Casas de férias com piscina são as mais procuradas Nelson Garrido

A procura por casa de férias na página online OLX cresceu 308% em Maio face ao mês de Abril, período que coincide com o início do desconfinamento, a 4 de Maio. O estudo da OLX foi divulgado esta quinta-feira e contabiliza os primeiros cinco meses do ano, até 22 de Maio.

A percentagem aumenta ainda mais se considerarmos as casas de férias com piscina que, segundo o estudo da empresa, tiveram um crescimento na procura de 472% em número de pesquisas por anúncio e 400% em número de pessoas a procurar.

Antes da covid-19 (entre 1 de Janeiro e 12 de Março) a palavra mais pesquisada na categoria de “casas de férias” era “Algarve”, mas entre 1 e 22 de Maio, “piscina privada” passou a ser o conceito preferencial dos clientes.

Apesar do grande aumento após o fim do Estado de emergência – a 3 de Maio -, não foi o suficiente para chegar aos níveis da procura de 2019. De Janeiro a Maio de 2020 a procura por casas de férias diminui 48% face ao período homólogo.

Faro, Braga e Setúbal são os distritos mais procurados. Entre as zonas mais procuradas dos respectivos distritos incluem-se Vila Real de Santo António, Portimão, Albufeira, Vieira do Minho, Terras de Bouro, Esposende, Sesimbra, Almada (Costa da Caparica) e Grândola.

A oferta também aumentou nas casas de férias. Maio registou mais 27% de anúncios activos do que Abril, chegando aos 2499 anúncios. Os três distritos com maior aumento foram Faro, Lisboa e Braga.

Face aos primeiros cinco meses de 2019 os preços por semana aumentaram em 2020. Nos dez distritos apresentados no estudo, apenas quatro tiveram um decréscimo no valor médio, sendo a maior redução em Faro (menos 26 euros). Os restantes aumentaram todos os valores, sendo o maior aumento do preço médio em Viana do Castelo (mais 81 euros).

Sugerir correcção