Proposta franco-alemã pode colocar UE perante o seu “momento Hamilton”

Alemanha cedeu pela primeira vez à ideia de emitir dívida em conjunto para entregar dinheiro aos Estados a fundo perdido. Governador do Banco de Portugal diz que se está a assistir ao fim do “tabu da emissão de dívida pela UE”.

Foto
Kay Nietfeld/Pool via REUTERS

A inédita aceitação pela Alemanha de uma emissão de dívida suportada por todos os países da União Europeia de acordo com sua dimensão e que servirá para entregar dinheiro a fundo perdido aos países que neste momento mais precisam pôs esta terça-feira as taxas de juro da dívida dos países do sul, incluindo Portugal, a caírem para os mínimos desde o início da crise e vários analistas a falarem de um momento histórico no reforço da união. No entanto, há ainda pormenores por discutir e vários governos, principalmente a norte, por convencer.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção