Pandemia congela promoções e transferências de juízes de tribunais

Objectivo é não desguarnecer tribunais de primeira instância, que deverão ficar sobrecarregados com serviço. Associação Sindical dos Juízes considera decisão legítima. Ministra quer retoma da actividade ainda este mês, seja presencialmente ou à distância.

Foto
daniel rocha

Os efeitos causados pela pandemia do coronavírus nos tribunais levaram o Conselho Superior da Magistratura a decidir congelar as promoções aos tribunais da relação e as transferências na primeira instância. Das cerca de seis centenas de magistrados que deviam mudar de lugar no próximo mês de Setembro apenas sete dezenas e meia serão autorizados a fazê-lo. Serão igualmente suspensas as promoções de 35 juízes que deveriam subir aos tribunais da relação, a segunda instância do sistema judicial. O adiamento do chamado movimento de juízes vai obrigar os magistrados a ficarem no lugar que estão a ocupar actualmente até Setembro de 2021.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar