Obra da Arcada na marginal do Douro foi legalmente licenciada, decide o tribunal

Decisão iliba Câmara do Porto, admitindo que esta não tinha de consultar previamente o Porto do Douro e Leixões. Empresa quer recomeçar obra o quanto antes.

Foto
Obra está parada desde o final de Janeiro do ano passado Nelson Garrido

Um ano e três meses depois de ter acolhido uma queixa do Ministério Público, o que levou ao embargo das obras de construção de um prédio na Rua do Ouro, junto à Ponte da Arrábida, o Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto considerou que os argumentos invocados pelo MP para pedir a nulidade da licença e a demolição da construção não fazem sentido. A decisão, proferida esta quarta-feira, dá como provado que o licenciamento deste projecto foi legal, e que não carecia de consulta prévia à Administração do Porto do Douro e Leixões (APDL) por não estar, considera o TAF, em domínio público hídrico.

Foi a própria APDL, enquanto entidade que tutela em nome do Estado o domínio público hídrico, que apresentou queixa, no MP, sobre dois processos urbanísticos em que teria sido violado o dever de consulta prévia. No caso específico do projecto da Arcada, o Ministério Público deu seguimento a essa intervenção do Porto do Douro e Leixões com uma acção no TAF, que originou, no final de Janeiro do ano passado, o embargo da obra que decorre numa propriedade a jusante da ponte. Obra polémica, também, pela forma como parte dos terrenos que dela fazem parte - e que chegaram a pertencer ao Estado e ao município - acabaram nas mãos de privados nos anos 90

A APDL nunca chegou a avançar com uma outra acção para tentar provar que seria sua, e do domínio público do estado, uma parcela daquele espaço registada, por usucapião, por um particular que a venderia mais tarde. Mas já antes desta questão ser levantada pelo PÚBLICO, tinha avançado com uma queixa sobre outra questão: a do domínio hídrico. O assunto vinha motivando, desde a revisão do Plano Director Municipal do Porto, em 1996, alguma discussão entre a administração portuária e a autarquia, para quem, no âmbito da revisão do PDM, a linha de demarcação do domínio público hídrico na margem do Douro passara a coincidir, por proposta da própria APDL, com o passeio da marginal ribeirinha, deixando assim para o domínio privado tudo o que está para norte.

O TAF acolheu este entendimento, contrariando a tese do Ministério Público e, na base, da própria APDL, ilibando assim vários vereadores, de vários executivos municipais, de qualquer violação da lei neste aspecto. E deu ainda como provado, como invocava a autarquia, que “na área da operação urbanística em causa os limites de cheia com período de retorno de cem anos anos são conhecidos e não conflituam” com o terreno em causa, absolvendo-a, por isso, de qualquer obrigatoriedade de consulta prévia à Agência Portuguesa do Ambiente, como também invocava o MP.

"Polémica estéril”, diz Câmara do Porto

Questionada pelo PÚBLICO, a APDL entendeu não comentar esta decisão. Já a Câmara do Porto reagiu em comunicado na manhã desta quinta-feira. “Mais de dois anos depois de uma polémica estéril que pôs um travão a um investimento de milhões de euros a um promotor privado que, legitimamente, pretende construir habitação no Porto, o Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto sentenciou que a Câmara Municipal do Porto tudo fez bem e que a obra está bem licenciada”, escreve o departamento de comunicação, lembrando que “o município do Porto respeita a Justiça”. 

Na mesma nota, a autarquia liderada por Rui Moreira acrescenta que “mais do que respeitar, confia no Ministério Público, na Polícia Judiciária, na Inspecção Geral das Finanças, nos Tribunais que, naturalmente, fazem o seu trabalho. E também confia nos seus próprios órgãos democráticos. Como tal, aguardará que a sentença transite em julgado, aceitando como muito legítimo qualquer recurso que venha a ser interposto”. E garante que “em nenhum caso colocará em causa decisões futuras como nunca criticou decisões passadas”. 

A decisão, como se percebe, é ainda passível de recurso mas este já não terá efeitos suspensivos sobre a obra, segundo explicou ao PÚBLICO uma fonte da Arcada. Empresa que, passado mais de um ano desde o embargo, que nunca foi levantado, mesmo quando propôs entregar uma caução ao tribunal, lamenta a demora da sentença pelos “prejuízos avultados” que a paragem lhe causou. O promotor imobiliário pretende, o quanto antes, retomar os trabalhos de construção do empreendimento e dar seguimento ao licenciamento da segunda fase do mesmo, que fora travado, pela Câmara do Porto, ainda em 2018, quando se levantaram por várias vias dúvidas sobre este processo urbanístico.

 
Sugerir correcção
Ler 11 comentários