Mulher de 90 anos morre na Bélgica após recusar ventilador. “Guarde-o para os jovens”

Suzanne Hoylaerts tinha sido hospitalizada a 20 de Março com falta de apetite e falta de ar. O teste ao coronavírus deu positivo. A sua condição rapidamente se deteriorou, morrendo dois dias depois.

Foto
Suzanne Hoylaerts, de 90 anos, recusou ventilador para dar aos mais jovens DR

Suzanne Hoylaerts, mulher de 90 anos de Binkom, perto de Lovaina (Flandres, Bélgica), morreu a 22 de Março, depois de ter recusado respiração assistida por ventilador. A sua filha, Judith, contou a sua história ao jornal local Het Lasste Nieuws e esta acabou por correr o mundo.

Guarde-o para os jovens. Eu já tive uma bela vida”, foi a instrução que a doente de covid-19 deu aos médicos. Suzanne tinha sido hospitalizada a 20 de Março com falta de apetite e falta de ar. Os testes deram positivo. A sua condição rapidamente se deteriorou, morrendo dois dias depois.

A filha Judith garantiu que a mãe foi internada no ano passado com pneumonia e que, embora morasse sozinha, tinha levado o isolamento “muito a sério”. Antes de ser isolada, Suzanne disse-lhe para não chorar por ter feito “tudo o que pôde”. 

Por estar em isolamento devido à covid-19, a filha não pôde visitá-la, nem despedir-se ou fazer-lhe um funeral apropriado. Estas são as lamentações de muitos que, pelo mundo, perderam os seus entes queridos

Os ventiladores são uma peça-chave na luta contra o novo coronavírus e a escassez de recursos nos hospitais em vários países não tem ajudado a combater esta pandemia.

O coronavírus que criou a pandemia de covid-19, já infectou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47 mil. Dos casos de infecção, cerca de 180 mil são considerados curados.

Sugerir correcção
Ler 14 comentários