Mantenha-se activo durante a quarentena

Largue essa bolacha de chocolate e mexa-se. A solidariedade falou mais alto e vários profissionais de exercício organizam-se na Internet. Que tal #euficoemcasa passar a #eutreinoemcasa?

,Asana
Fotogaleria
Form/Unsplash
Fotogaleria
Bruno Salgueiro propõe aulas de fitness Isabel Saldanha
,Ioga
Fotogaleria
Lea e Tarik dão aulas online em português, espanhol e inglês Carlos Pinto
Fotogaleria
Pedro Pereira é um especialista em crossfit DR
Fotogaleria
Inês Abrantes convida a fazer kickboxing DR

Nos dias seguintes ao novo coronavírus ter sido declarado pandemia, os ginásios, boxes de crossfit e escolas de ioga começarem a fechar as portas, mas os profissionais do desporto uniram-se aos seus seguidores e começaram a treinar em live feed, convidando todos a juntarem-se. Do outro lado do ecrã ou do smartphone, fechado entre quatro paredes, em teletrabalho ou em apoio à família, não há desculpa para não se mexer. É mesmo recomendado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Para, nos tempos que se avizinham, não perder a sanidade e suar um pouco ‘em comunidade’, ainda que virtual, dado que o exercício é um medicamento e está claro que vamos precisar de vitaminar a nossa parte física e emocional nos próximos tempos, aqui estão quatro possibilidades em live feed que pode começar a fazer já! 

1. Treino funcional: treina comigo em casa 

Bruno Salgueiro é conhecido no meio do desporto em Portugal e, mais recentemente, no Brasil, com o seu livro de Dicas do Salgueiro – O Teu Manual da Fitness (Oficina do Livro), e o seu canal de YouTube em português e inglês, com vídeos didácticos com dicas de treino.  

Foto
Isabel Saldanha

No dia em que foi declarada a pandemia, Bruno Salgueiro, que também é duplo profissional, já estava de quarentena auto-imposta e foi dos primeiros a fazer um treino live. Agora, todos os dias, poderemos treinar com Salgueiro pelas 18h30Os treinos são curtos e eficazes, feitos com o peso do próprio corpo ou recurso a pouco material (uma corda para saltar, um elástico, uma cadeira, etc.) e há sempre opções para iniciados e para avançados, e todos os que estão no meio. Durante o treino pode colocar dúvidas, há intervalos para isso.

Aproveite que tem mais tempo livre, e ouça este podcast de Bruno Salgueiro, sobre a covid-19 com o médico Francisco Goiana da Silva, presidente do Health Parliament Portugal

2. Ashtanga Yoga: Aula guiada com alunos de todo o mundo 

Lea Perfetti e Tarik van Prehn são um casal de ashtanga yoguis com escola em Vila Nova de Milfontes, no Alentejo, com aulas que decorrem de Maio a Setembro, e à qual acedem alunos de todo o mundo. 

Ashtanga Yoga é um tipo de ioga oriundo da cidade de Mysore, estado de Karnataka, no sul da Índia, que se pratica seis dias por semana. À medida que o aluno vai evoluindo, o professor vai dando ao aluno mais e mais posturas (chamam-se asanas). Para os alunos mais avançados, a ideia é começar a praticar em mysore style (em auto prática). Pois agora com a quarentena, vai ter mesmo de ser assim e, para isso, live feed com aula guiada (sempre bom para quem está a começar) em português, espanhol e inglês. Esta semana, quarta e sexta-feira às 9h. No final da aula, há relaxamento guiado. Se quiser, pode só fazer este, sempre ajuda a acalmar os pensamentos nesta fase. 

Foto
Carlos Pinto

3. Crossfit: o treino do dia com certified trainer 

Pedro Pereira é proprietário das boxes de Crossfit Off Limits, em Lisboa. Na modalidade, praticamente todos o conhecem, dado que é certified trainer (CF-L3) e crossfit HQ seminar staff — quem treina com ele chama-lhe... bem, alguns nomes que não ficavam bem aqui escritos, pelo menos em português. É conhecido por criar treinos intensos e que desafiam o atleta a sair da sua zona de conforto. Não há desculpas, é fazer e calar, e se estiver maldisposto de tanta intensidade, bem, há um balde para despejar o estômago se necessitar.

Até ao final de Março, o grupo de Facebook da Off Limits vai ter três lives por dia (9h, 13h e 18h) com um coach a fazer ao mesmo tempo, mas o live vai ficar acessível aos afiliados da Off Limits, já o treino está aberto, no Instagram, a toda a comunidade de Crossfit em Portugal. Por isso, para quem já pratica a modalidade é só seguir. 

A maior parte das boxes (assim se chama os locais onde se pratica Crossfit) estão a pôr o treino na RegiBox (a aplicação usada para marcar as aulas). Verifique a sua. 

Foto
DR

4. Kickboxing: sozinha ou em casal 

Quem dá os treinos é Inês Abrantes, instrutora de Kickboxing e personal trainer, mas o namorado Isaac, às vezes, aparece para ajudar, pelo que se está de quarentena em casal tem aqui inspiração para ambos.

Todos os dias, o treino é diferente, pode ser de kick, pode ser a pares, pode ser apenas com peso corporal para fazer na sala ou na varanda – qualquer dúvida, Inês esclarece por mensagem directa (DM). Para descontrair e promover um estilo de vida saudável, como já tenta fazer o resto do ano, dado que tem três doenças auto-imunes o seu objectivo de vida é “empoderar cada vez mais pessoas através do exercício físico, do conhecimento e domínio do seu próprio corpo para que, deste modo, aumentem a sua auto-estima e a conexão com a sociedade dos dias de hoje.” 

Live feed, todos os dias, ao final do dia. Na mesma página também encontra treinos no separador Workouts

Foto
DR

Os treinos aqui referidos são, por enquanto, gratuitos, mas alguns destes profissionais equacionam cobrar, a partir de Abril. Se gosta destes treinos, porque não fazer uma contribuição por cada treino ou aula? 

Desafio: 

Conhece mais profissionais a dar treinos? Comente este artigo com as suas sugestões e vamos criar a comunidade #eutreinoemcasa. Publique no Instagram o seu vídeo a treinar e identifique @publicoimpar e, já agora, o profissional que o/a está a ajudar a manter-se em forma.